TERRA LIVRE

Ministério dos Povos Indígenas e "revogaço": fala de Lula tem repercussão positiva pelo mundo

Imprensa internacional repercute declarações de ex-presidente no Acampamento Terra Livre, em Brasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula durante visita ao Acampamento Terra Livre, que reúne povos indígenas de todo o país - Mídia NINJA

O ex-presidente Lula (PT) voltou a ser alvo dos holofotes da mídia internacional nesta terça-feira (12). O motivo é o fato do petista ter prometido criar um Ministério dos Povos Indígenas e revogar todas as medidas tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra os povos originários caso seja eleito presidente. 

Lula participou de evento no Acampamento Terra Livre, em Brasília, que reúne representantes dos povos originários de todo o país e, na ocasião, afirmou que fará um dia de "revogaço" para retomar políticas em prol dos direitos dos indígenas.

:: No Acampamento Terra Livre, Lula fala sobre criação de ministério indígena se for eleito ::

"Os governos do PT não fizeram tudo, mas certamente ninguém fez mais do que a gente. E o mais grave é que praticamente tudo o que nós fizemos foi desmontado. Um governo [Bolsonaro] que não tem escrúpulos, que ofende os povos indígenas. Os indígenas não são os invasores. Eles já estavam aqui quando os portugueses chegaram em 1500 (...)  "Tudo que foi decreto [do governo Bolsonaro sobre Terra Indígenas] será revogado imediatamente", prometeu o ex-presidente. 

:: Pré-candidatas indígenas defendem suas causas e mostram força em Brasília ::

"Ninguém vai mexer em Terra Indígena sem que haja a concordância de vocês. Vocês me deram uma ideia: vamos criar um Ministério para discutir as questões indígenas. Não queremos invasão de Terra Indígena. Só tem uma razão para eu voltar: para fazer mais e melhor do que os governos anteriores", disse.

A declaração gerou forte repercussão, sendo noticiada pelas principais agências de notícias do mundo, entre elas a Reuters, a AFP, a RFI e a Al Jazeera. Nas redes sociais, congressistas, ativistas e líderes de movimentos populares se manifestaram sobre as "promessas" de Lula.

Leia a repercussão:


Reportagem da AFP sobre as declarações de Lula a respeito de um Ministério dos Povos Indígenas / Reprodução


Reportagem da Al Jazeera sobre as declarações de Lula a respeito de um Ministério dos Povos Indígenas / Reprodução


Reportagem da Reuters sobre as declarações de Lula a respeito de um Ministério dos Povos Indígenas / Reprodução


Com informações da Revista Fórum.

Edição: Vivian Virissimo