Eleições 2022

Lula vence eleição no primeiro turno, aponta pesquisa Sensus/IstoÉ

Levantamento mostra que rejeição alta do presidente Jair Bolsonaro ainda facilitaria vitória de Lula no segundo turno

|

Ouça o áudio:

O ex-presidente Lula venceria eleição em primeiro turno, segundo pesquisa - Ricardo Stuckert

Pesquisa do instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira (13) pela revista IstoÉ mostra que o ex-presidente Lula (PT) venceria as eleições presidenciais de 2022 em primeiro turno se o pleito fosse hoje. O petista obteria mais de 50% dos votos válidos segundo levantamento feito pelo instituto. 

Lula aparece com 43,3% de intenções de voto, com uma ampla vantagem sobre os demais concorrentes. Nos votos válidos, descontados brancos e nulos, ele teria 50,8%, suficiente para uma vitória em primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) surge na segunda colocação com 28,8%.

Saiba mais: Governo Bolsonaro coloca sigilo em reuniões com pastores interessados em esquema no MEC

Mais atrás estão Ciro Gomes (PDT), com 6,3%, João Doria (PSDB), com 2,6%, e André Janones (Avante), com 2%. Na sequência aparecem Vera Lúcia (PSTU), com 1,1% e Simone Tebet (MDB), com 0,8%. Brancos e nulos chegam a 7,8% e 7,1% disseram não saber ou não responderam. O ex-juiz Sergio Moro (União) não foi incluído no questionário em razão de sua desistência.

Segundo o cientista político Ricardo Guedes, presidente do Instituto Sensus, o cenário aponta vitória em primeiro turno. “Com o atual quadro, Lula poderia ser eleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje”, declarou à IstoÉ.

Leia: Acabou a corrupção? Escândalos, sigilo e interferência em investigações desmentem Bolsonaro

O cientista político também disse que a alta rejeição de Bolsonaro, de 53,9%, e a baixa aprovação de seu governo, com apenas 27,7% de bom/ótimo, tornam sua reeleição inviável.

No segundo turno, Lula venceria com 53,1% contra 34,1% de Bolsonaro, uma diferença de quase 20 pontos percentuais.

Foram ouvidos 2.000 eleitores no período de 8 a 11 de abril, de forma presencial. O levantamento está registrado no TSE sob número 01631/2022.