comunicação popular

BdF Pernambuco completa 6 anos e lança editorial: 'comunicar a luta e fortalecer a resistência'

Em Pernambuco, o Bdf pauta temas de interesse que muitas vezes eram escanteados pelos meios de comunicação comerciais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
BdF Pernambuco conta com apoio de diversos movimentos populares, sindicatos e centrais sindicais, intelectuais, organizações sociais e comunicadores populares - Brasil de Fato PE

Lançado no dia 15 de abril de 2016, a versão regional do Brasil de Fato Pernambuco completa seis anos nesta sexta-feira (15). Com o esforço coletivo de construir outro olhar sobre estado, a edição pernambucana produz notícias veiculadas não só em jornal impresso, como também para o site, rádio e redes sociais.

Desde a fundação, o BdF Pernambuco conta com apoio de diversos movimentos populares, sindicatos e centrais sindicais, intelectuais, organizações sociais e comunicadores populares. Com início da pandemia, o jornal havia interrompido a distribuição de exemplares impressos, mas a circulação foi retomada no último dia 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. 

:: Acesse a edição impressa do Brasil de Fato Pernambuco ::

A redação publicou um editorial para reforçar seu compromisso com as lutas populares e o fortalecimento da resistência. Confira:

Leia editorial:

Há exatos seis anos atrás, em 15 de abril de 2016, o Sistema Brasil de Fato oficializava sua chegada ao estado de Pernambuco. O contexto, para quem não se recorda, era justamente o de ataque à democracia e fechamento do cerco que conduziu ao Golpe de Estado que retirou Dilma Rousseff da presidência e abriria as portas para passar a boiada dos ajustes fiscais, privatizações, cortes nos direitos trabalhistas e políticas sociais, além de germinar a semente do fascismo que se concretiza nas eleições de Bolsonaro em 2018.

Iniciamos com o funcionamento do nosso site e a edição de um jornal semanal impresso e distribuído gratuitamente em todo o estado. Aos poucos, fomos conquistando espaço no rádio e produzindo conteúdo para as diversas redes sociais, aliando o que era notícia com os grandes temas da política em Pernambuco e as pautas que tocam diretamente a vida do nosso povo. 

Chegamos causando impacto no estado. Nas nossas primeiras edições impressas, pautamos os debates em torno da crise de financiamento em Suape; denunciamos o ataque da mídia hegemônica contra a democracia no Brasil; discutimos as políticas sociais voltadas ao Semiárido que estavam na mira do golpismo; pautamos o extermínio da juventude negra na Região Metropolitana do Recife, e assim, semanalmente, chegamos até as mãos e olhos atentos dos nosso leitores, pautando temas de interesse que muitas vezes eram escanteados pelos meios de comunicação comerciais. 

Mais que informar, construímos a luta pela democratização da comunicação com a participação em fóruns, mesas de debate e também nos comprometemos com a formação de comunicadores populares através de oficinas, capacitações e cursos que aliam a produção técnica a um olhar refletido e conectado com as demandas de cada conjuntura.

Para nascermos e nos constituir no que somos hoje, contamos com o apoio de diversos movimentos populares, sindicatos e centrais sindicais, intelectuais, organizações sociais, comunicadores populares e mais uma gama de valorosos companheiros e companheiras que acreditam não somente na missão do BdF em Pernambuco, mas discutem, lutam e constroem iniciativas de comunicação e compreendem a importância da luta pela democratização da comunicação e a compreendem também como um direito humano fundamental. 

Olhamos para o passado com muito orgulho diante dos nossos acertos e diversas iniciativas que ajudamos a construir, com sabedoria e humildade para os nossos equívocos, que também nos ensinam, mas, principalmente, olhamos com esperança para o futuro. Nesse momento, estamos diante de uma encruzilhada histórica e acreditamos que é possível reconduzir o nosso estado e o nosso país para os rumos da democracia e da luta e conquista de direitos. É neste novo contexto que acreditamos que a tarefa da comunicação popular é central e estratégica para debater o país e o estado que queremos construir e que o Brasil de Fato Pernambuco pode e deve contribuir com essa grandiosa e decisiva tarefa.

Edição: Vivian Virissimo