Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

COMUNICAÇÃO

Editorial | Seis anos do Brasil de Fato Pernambuco: Comunicar a luta, fortalecer a resistência!

Neste 15 de abril, completamos seis anos de existência em um esforço coletivo de construir outro olhar sobre Pernambuco

15.abr.2022 às 17h58
Recife (PE)
Redação

Acreditamos que a tarefa da comunicação popular é central e estratégica para debater o país e o estado que queremos construir - Brasil de Fato PE

Há exatos seis anos atrás, em 15 de abril de 2016, o Sistema Brasil de Fato oficializava sua chegada ao estado de Pernambuco. O contexto, para quem não se recorda, era justamente o de ataque à democracia e fechamento do cerco que conduziu ao Golpe de Estado que retirou Dilma Rousseff da presidência e abriria as portas para passar a boiada dos ajustes fiscais, privatizações, cortes nos direitos trabalhistas e políticas sociais, além de germinar a semente do fascismo que se concretiza nas eleições de Bolsonaro em 2018.

Leia: Editorial | De volta às ruas com uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do Mundo

Iniciamos com o funcionamento do nosso site e a edição de um jornal semanal impresso e distribuído gratuitamente em todo o estado. Aos poucos, fomos conquistando espaço no rádio e produzindo conteúdo para as diversas redes sociais, aliando o que era notícia com os grandes temas da política em Pernambuco e as pautas que tocam diretamente a vida do nosso povo. 

Chegamos causando impacto no estado. Nas nossas primeiras edições impressas, pautamos os debates em torno da crise de financiamento em Suape; denunciamos o ataque da mídia hegemônica contra a democracia no Brasil; discutimos as políticas sociais voltadas ao Semiárido que estavam na mira do golpismo; pautamos o extermínio da juventude negra na Região Metropolitana do Recife, e assim, semanalmente, chegamos até as mãos e olhos atentos dos nosso leitores, pautando temas de interesse que muitas vezes eram escanteados pelos meios de comunicação comerciais. 

Mais que informar, construímos a luta pela democratização da comunicação com a participação em fóruns, mesas de debate e também nos comprometemos com a formação de comunicadores populares através de oficinas, capacitações e cursos que aliam a produção técnica a um olhar refletido e conectado com as demandas de cada conjuntura.

Para nascermos e nos constituir no que somos hoje, contamos com o apoio de diversos movimentos populares, sindicatos e centrais sindicais, intelectuais, organizações sociais, comunicadores populares e mais uma gama de valorosos companheiros e companheiras que acreditam não somente na missão do BdF em Pernambuco, mas discutem, lutam e constroem iniciativas de comunicação e compreendem a importância da luta pela democratização da comunicação e a compreendem também como um direito humano fundamental. 

Olhamos para o passado com muito orgulho diante dos nossos acertos e diversas iniciativas que ajudamos a construir, com sabedoria e humildade para os nossos equívocos, que também nos ensinam, mas, principalmente, olhamos com esperança para o futuro. Nesse momento, estamos diante de uma encruzilhada histórica e acreditamos que é possível reconduzir o nosso estado e o nosso país para os rumos da democracia e da luta e conquista de direitos. É neste novo contexto que acreditamos que a tarefa da comunicação popular é central e estratégica para debater o país e o estado que queremos construir e que o Brasil de Fato Pernambuco pode e deve contribuir com essa grandiosa e decisiva tarefa.

 

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: brasil de fatocomunicação popularpernambucorecife
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Aposta na mira

Haddad: bets ganham fortuna, mas mandam dinheiro para fora do país

Proteção conjunta

Rússia inaugura fábrica de armas na Venezuela e países reforçam cooperação militar em meio a ameaças do Ocidente

Mais ataques

EUA colocam data limite para que Venezuela exporte GLP

A CONTA NÃO FECHA

UFPE corta gastos, cobra governo e acusa Congresso de ‘sequestrar orçamento’

Prevenção

Geógrafo defende ’emergência climática permanente’ no RS e ações estruturais para evitar catástrofes anuais

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.