Guerra

Rússia diz que Ucrânia bombardeou seu território e promete aumentar ataques contra Kiev

Moscou afirma que ucranianos atingiram alvos civis em Belgorod, perto da fronteira entre os dois países

São Paulo (SP) |
Complexo militar e industrial de Vizar, no subúrbio de Kiev - Fadel Senna / AFP

A Rússia afirma que está investigando um bombardeio ucraniano em vilarejos na região de Belgorod, em território russo próximo à fronteira com a Ucrânia. O ataque teria atingido mais de 20 casas e uma escola e deixou um morador ferido. O Ministério da Defesa russo prometeu aumentar os ataques contra a capital ucraniana, Kiev, em resposta a "atos subversivos" da Ucrânia.

Continua após publicidade

De acordo com informações da agência estatal russa Tass, foi criado um comitê investigativo para apurar os acontecimentos em Belgorod com o objetivo de "identificar todos os responsáveis pelos ataques de artilharia e responsabilizá-los criminalmente". A Ucrânia nega ter realizado o ataque.

Continua após publicidade

O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, general Igor Konashenkov, afirmou nesta sexta-feira (15) que ataques de "mísseis de precisão" durante a madrugada destruíram a fábrica de mísseis superfície-ar e mísseis antinavio de Vizar, nas proximidades de Kiev.

Continua após publicidade

"O número e o alcance dos ataques com mísseis a instalações em Kiev aumentarão em resposta a quaisquer ataques terroristas ou atos subversivos do regime nacionalista de Kiev em território russo", destacou o porta-voz.

Continua após publicidade

Os ataques em Kiev haviam diminuído após negociação diplomática em Istambul, na Turquia, embora as possibilidades de paz imediata ainda sejam remotas.

A escalada ocorre após o navio de guerra russo Moskva afundar no Mar Negro, nas proximidades da Ucrânia. Enquanto os ucranianos afirmam ter causado o naufrágio do principal navio da Marinha russa na região com seus mísseis, Moscou diz que o incidente ocorreu após uma explosão acidental da munição do Moskva enquanto a embarcação era rebocada durante uma tempestade.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse que pretende mergulhar no Mar Negro para visitar o local do naufrágio "após nossa vitória na guerra".

"Um navio de guerra russo 'emblemático' é um local de mergulho valioso. Agora temos mais um ponto de mergulho no Mar Negro. Definitivamente visitarei o naufrágio após nossa vitória na guerra. Por sinal, eu já tenho 300 mergulhos", disse o ministro da Defesa da Ucrânia no Twitter.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a guerra na Ucrânia já resultou em 4.796.245 refugiados e 1.982 civis foram mortos, entre eles 72 crianças.

Edição: Felipe Mendes