Saúde

Vacinação contra influenza e sarampo: tire suas dúvidas

Doses são destinadas a grupos vulneráveis e já estão sendo aplicadas; veja o calendário

Brasil de Fato | Cataguases (MG) |

Ouça o áudio:

Ministério da Saúde retomou com a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, entenda quem ainda precisa se vacinar - Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou, no último dia 4, a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza e o sarampo. A ação acontece em duas etapas e tem como principal objetivo prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando pressão sobre o sistema de saúde e até mesmo óbitos.

Continua após publicidade

De acordo com a pasta, a meta da campanha contra a influenza é vacinar 90% dos grupos prioritários, que no total chega a 77,9 milhões de pessoas. Já na vacinação contra o sarampo, a meta é vacinar 95% das 12,9 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e atualizar a caderneta dos trabalhadores de saúde.

Idosos e trabalhadores de saúde já estão recebendo a vacina contra a influenza.

A vacinação anual contra a influenza é fundamental por conta da variação dos subtipos circulantes no Brasil, que mudam todo ano. por isso, anualmente a composição da vacina é atualizada. A vacina aplicada na Campanha de 2022, por exemplo, confere proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Quem pode se vacinar contra a influenza em 2022?

Na primeira fase da campanha, que ocorre até o dia 30 de abril, serão vacinados os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e trabalhadores de saúde.

Já na segunda fase, que será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, serão vacinadas pessoas de 14 grupos. Entre eles estão crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e professores, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, além de outros.

Este ano, além da vacina contra a infleunza as crianças e os trabalhadores de saúde também devem tomar a vacina contra o sarampo.

A meta é vacinar todas as crianças contra o sarampo de forma indiscriminada, mesmo que já tenham recebido o imunizante, além de atualizar a caderneta dos trabalhadores de saúde.

Não há nenhuma contraindicação em receber as vacinas contra a influenza e o sarampo de forma simultânea. 

De acordo com o Ministério da Educação, pessoas acima de 12 anos não precisam cumprir intervalo entre os imunizantes. Dessa forma, as doses das vacinas podem ser administradas no mesmo dia.

A exceção é para crianças entre 5 e 11 anos que sejam indígenas, tenham alguma comorbidade ou deficiência. Isso porque esse público é considerado nas campanhas pelo critério do grupo prioritário, e não da faixa etária. Portanto, devem esperar prazo de 15 dias, após o imunizante da covid-19, para receber as vacinas de gripe, sarampo, e demais vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI). A pasta orienta, ainda, que seja priorizada a vacina contra a covid-19.

Há contraindicações das vacinas?

O ministério informa que, caso a pessoa esteja com algum sintoma gripal, recomenda-se que um médico seja consultado para avaliação e aguarde para ser vacinada até a melhora dos sintomas.

A vacina da infleunza também é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a vacina da gripe anteriormente.

Já a vacina de sarampo é contraindicada para gestantes e crianças menores de 5 anos com imunodepressão grave por pelo menos 6 meses ou com sintomatologia grave.

Pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a vacina tríplice viral anteriormente também não devem ser vacinadas contra o sarampo.

A vacina também é contraindicada para pessoas alérgicas aos componentes do imunizante.

Qual é a importância da vacinação?

A vacina é a medida de prevenção mais importante para se proteger contra a gripe e o sarampo.

Com o público vacinado, é possível contar a circulação dos vírus no país e, assim, reduzir as complicações decorrentes das doenças, como a sobrecarga dos serviços de saúde, internações e óbitos.

Veja o calendário de grupos prioritários:

1ª etapa – de 04/04 a 30/04:

  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • trabalhadores da saúde.

2ª etapa - de 02/05 a 03/06:

Importância do SUS

Todas as vacinas são oferecidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que é considerado um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo. Se você é brasileiro ou mora no Brasil, com certeza já deve ter utilizado os serviços, mesmo sem saber.

Além das consultas, vacinas e até transplantes de órgãos, o SUS oferece inúmeros serviços, como meditação, bancos de leite materno, cirurgia para transição de gênero e muitos outros. Confira aqui.

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.

Edição: Rodrigo Durão Coelho