AGROECOLOGIA

Assistência técnica em agroecologia fortalece a agricultura familiar no Nordeste

Propósito da Rede Ater Nordeste de Agroecologia é compartilhar conhecimentos entre os agricultores do semiárido

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

O trabalho em rede garante um salto de qualidade nos alimentos e também nas vendas dos produtos agroecológicos - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Entidades da sociedade civil têm dado assistência à famílias agricultoras na produção e comercialização de alimentos agroecológicos a fim de garantir a produção de uma alimentação saudável livre de agrotóxicos.

A Rede Ater Nordeste de Agroecologia é um projeto de articulação entre organizações que formam uma rede de troca de aprendizados e assessoria agroecológica para a agricultura familiar.  Saiba mais sobre o trabalho da Rede Ater Nordeste de Agroecologia nas redes sociais, pelo Instagram @redeaterneagroecologia.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

“O nosso projeto teve essa perspectiva de desenvolver um conjunto de estudos que demonstram esses múltiplos ganhos que a agroecologia traz e que portanto a agroecologia ela deve ser o centro de uma política voltada para o desenvolvimento rural”, destaca o coordenador da Rede Ater Nordeste de Agroecologia, Paulo Petersen.

Continua após publicidade

A partir da rede Ater, surgiu o Projeto Agroecologia e Territórios de Saberes, em 2020, com o propósito de compartilhar conhecimentos sobre agroecologia entre os agricultores do semiárido brasileiro. Entre os produtores da região, está a agricultora Maria Betânia Buriti, que atua no município de Pedra Lavrada (PB), que é assistida pela rede através do Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas às Comunidades (PATAC).

:: Com incentivos estaduais, famílias assentadas ampliam e diversificam produção agroecológica ::

"O mais importante disso tudo é garantir que as famílias possam ter uma alimentação mínima saudável e que ela garanta também a sua permanência no campo”, acredita Maria, que também é responsável por dialogar com 39 famílias do semiárido paraibano junto ao programa, a fim de identificar os problemas nas produções agrícolas, como a utilização de sementes transgênicas, e também contribuir também com os conhecimentos passados de geração e geração.

Além da assistência agroecológica, as ações também são para o apoio aos produtores no beneficiamento dos seus produtos. É o que acontece no município de Vertente do Lério, no agreste de Pernambuco, onde a família de Doraci Oliveira aperfeiçoou a comercialização do queijo artesanal com o apoio da assessoria técnica do Instituto Sabiá. “Meus produtos tinham um baixo preço e, através do Sabiá, com orientações, a gente melhorou muito tanto na venda como na produção”, afirma.

Continua após publicidade

Leia também: Você conhece o Agroecologia em Rede? Confira as novidades na plataforma 

Continua após publicidade

Para Maria Betânia Buriti, as ações da rede vai além das questões técnicas. “Os antepassados, a questão das sementes da paixão, as sementes crioulas que as famílias já guardam desde os seus antepassados, seus avós, bisavós. Então, existe não é apenas agricultura em si, é a cultura que também rodeia essa agricultura familiar”, conclui.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga