Jornalismo e guerra

Justiça autoriza e governo britânico decidirá sobre extradição de Assange aos EUA

Defesa de Assange tem até 18 de maio para apresentar recurso e ainda pode barrar ida do jornalista aos EUA

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Manifestantes pela liberdade de Assange se reuniram na porta do tribunal - Justin Tallis / AFP

O Tribunal de Magistrados de Westminster autorizou nesta quarta-feira (20) a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos. A decisão agora está nas mãos da ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, que decide sobre as extradições britânicas, e a defesa de Assange ainda pode recorrer.

O Departamento de Justiça dos EUA usa o Ato de Espionagem de 1917, legislação aprovada durante a Primeira Guerra Mundial, para acusar Assange de participação na divulgação de documentos confidenciais. Se condenado, o fundador do WikiLeaks pode pegar até 175 anos na cadeia.

A acusação foi formulada durante o governo do então presidente republicano Donald Trump, mas continua com o democrata Joe Biden na Casa Branca.

:: CIA planejou sequestrar e assassinar Julian Assange, diz site ::

"Se Julian Assange for extraditado para os EUA, jornalistas de todo o mundo terão que olhar por cima dos ombros se estiverem publicando informações prejudiciais aos interesses dos EUA”, afirma Simon Crowther, conselheiro legal da ONG Anistia Internacional.

Agora, a defesa de Assange tem até 18 de maio para apresentar suas alegações para o Ministério do Interior do Reino Unido, além de ainda ter outros possíveis caminhos para tentar barrar a extradição do jornalista que revelou informações sobre crimes dos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão.

Os documentos do WikiLeaks, que contam com informações classificadas sobre intervenções dos EUA e também telegramas diplomáticos, podem ser consultados neste link.

Edição: Arturo Hartmann