Distrito Federal

Coluna

Brasília que educa

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Brasília educa porque é inerente a ela o processo profundo e intenso de saber viver em sociedade, com respeito ao próximo" - Sinpro
Brasília desafia o tempo. Não pela modernidade que é sua, mas por brotar esperança constante.

Brasília foi erguida no meio do cerrado. Tem como solo o bioma que rebrota em meio ao fogo, com ainda mais cores e vida. Assim ela cresceu, perfilada com esse atrevimento admirável.

Não por acaso estão aqui os traços arquitetônicos mais ousados e belos, projetados nas ruas, nos edifícios, nos parques, nos templos. Brasília escolheu Niemeyer e desfilou para ele.

Brasília tem vales, tem estrelas, tem céu, tem cachoeiras. Brasília do samba, do chorinho, do rap. Seus ouvidos se abrem a qualquer música e ritmo.

Brasília tem palácios e também periferia. Brasília tem gente do Brasil inteiro, de todas as cores, credos, idades. Brasília tem alma, e sabe amar.

Brasília respeita e acolhe. A faixa de pedestre ensina que o mais forte existe para proteger e não para oprimir, no trânsito e na vida. Nos parques e nas feiras, expressões de todo o país no sabor, nos sotaques, no manejo.

Brasília desafia o tempo. Não pela modernidade que é sua, mas por brotar esperança constante. Uma esperança que nasce do povo que luta, que trabalha e que constrói, encarando com coragem quem tenta deixar a nossa cidade careta.

Brasília educa porque é inerente a ela o processo profundo e intenso de saber viver em sociedade, com respeito ao próximo. Mas também educa porque aqui milhares de professores e professoras, orientadores e orientadoras educacionais dedicam suas vidas por tempos com mais sorrisos e menos fome, o que, definitivamente, só é possível com a educação como prioridade.

Parabéns minha Brasília, nossa Brasília. A Brasília que educa.

:: Leia outros textos desta colunista ::

*Rosilene Corrêa é professora aposentada da rede pública de ensino do DF e dirigente do Sinpro-DF e da CNTE.

**Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato - DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino