análise

Jet ski, veleiros e planadores: Programa Bem Viver debate isenção tributária em prol de ricos

Presidente Jair Bolsonaro isentou importação de itens de luxo. Mais pobres arcam com diferença

Ouça o áudio:

Remodelação do sistema de impostos, com tributação mais rígida no andar de cima, é demanda de primeira ordem para campo progressista da política
Remodelação do sistema de impostos, com tributação mais rígida no andar de cima, é demanda de primeira ordem para campo progressista da política - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Conheça Weena Tikuna, a primeira indígena a lançar uma grife de moda

Apesar de ter apresentado a redução de impostos como promessa de campanha, o presidente Jair Bolsonaro não implantou medidas de isenção que beneficiassem a maioria da população. Pelo contrário: nos últimos meses o governo isentou a importação de jet skis, veleiros, dirigíveis, planadores e balões, itens de luxo, adquiridos apenas pela parcela mais rica da população.

Quem está do outro lado da balança – a parcela mais pobre dos brasileiros – precisa arcar com esses descontos, pagando mais impostos na compra de itens básicos, do dia a dia, reforçando a desigualdade tributária dom país. Os impactos dessa medida são destaques na edição de hoje (21) do Programa Bem Viver.

Vale atentar que, em 2022, a carga tributária alcançou 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. Proporcionalmente, foi o valor mais alto desde 2010, quando teve início a série histórica de avaliação.

Tiradentes

Hoje é comemorado o Dia de Tiradentes, um feriado nacional.

Para celebrar, o Brasil de Fato Minas Gerais relembrou a história da Inconfidência Mineira, movimento em prol da independência do Brasil do qual participou Tiradentes, cujo nome era Joaquim José da Silva Xavier.

Moda indígena

Uma jovem indígena brasileira tem deixado sua marca no mundo da moda. We'e'ena Tikuna, natural da Terra Umariaçu, no Amazonas, se tornou a primeira indígena a lançar uma grife de moda e já recebeu prêmios por suas criações. Seu trabalho, inclusive, já ocupou as passarelas do “Brasil Eco Fashion Week”.

We'e'ena, integrante do povo Tikuna, é uma artista multifacetada: atua como cantora e, após o sucesso da grife, lançou uma linha de bonecas feitas artesanalmente.

Além disso, ela é uma ativista política em prol da causa indígena. We'e'ena protagonizou diversas ações no Acampamento Terra Livre, maior mobilização indígena do país, realizada na última, semana em Brasília.

Garimpo em terras indígenas

O Brasil de Fato revelou uma denúncia de invasão de terra indígena por garimpeiros no Vale do Javari, no Amazonas, região que concentra o maior número de povos isolados do mundo.

Segundo o Centro de Trabalho Indígena, que encaminhou a denúncia, os invasores levaram bebidas alcoólicas e praticaram abuso sexual, colocando em risco a vida das famílias da região.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes