eleições 2022

Lula consolida liderança no primeiro turno, aponta pesquisa Exame/Ideia

Ex-presidente tinha 40% em março e agora tem 42%; Lula venceria todos os adversários no segundo turno

|
Ex-presidente consolidou liderança após afastamento de Moro da disputa - Ricardo Stuckert

A preferência do eleitorado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu segundo nova pesquisa Ideia Big Data, divulgada pela revista Exame na noite desta quinta-feira (21). Lula subiu de 40%, em março, para 42%. E venceria todos os oponentes no segundo turno, conforme as simulações.

Continua após publicidade

O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar, com 33% das intenções de voto, 4 pontos a mais que no mês anterior. Ciro Gomes (PDT), que também subiu, está em terceiro, com 10%. Tinha 9% em março. João Doria (PSDB) passou de 1% para 3%.

Continua após publicidade

Segundo a pesquisa, o avanço se deve à saída do páreo presidencial do ex-juiz federal, ex-ministro e ex-candidato Sérgio Moro (União Brasil). Por outro lado, perderam os candidatos da chamada terceira via: Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) têm 1% cada. Luiz Felipe d’Ávila (Novo) tem 0,5%; Vera Lúcia (PSTU) 0,3%, Luciano Bivar (União) 0,2% e Aldo Rebelo (PDT) 0,1%. Brancos e nulos somam 1% e não sabem 6%.

Continua após publicidade

Segundo turno

Continua após publicidade

Em um segundo turno contra Bolsonaro, Lula ficaria com 48% dos votos. O atual presidente obteria 39%. Houve queda na diferença de 13 para nove pontos no mês, segundo a pesquisa. Lula venceria também Ciro Gomes, em um placar de 45% a 32% e João Doria por 50% a 26%.

Além de perder para Lula, Bolsonaro perderia também para Ciro, por 41% a 37%. Só venceria Doria, por 38% a 29%.

Em um outro cenário, com Eduardo Leite (PSDB) no lugar de Doria, Lula e Bolsonaro ganham 1 ponto cada, passando para 43% e 34%, respectivamente. Ciro mantém os 10% e Leite marca 4%, 1 ponto a mais que Doria. A intenção de votos nos demais pré-candidatos não muda significativamente, exceto Péricles, que cai de 1% para 0,2%. Branco e nulo seguem em 1% e o percentual dos que não sabem cai para 4%.

No caso de pesquisa espontânea – quando os pesquisadores não mencionam os nomes dos candidatos – Lula segue na liderança com 36%, seguido de Bolsonaro, com 28%. Ciro Gomes tem 4% e Moro segue sendo lembrado por 2%. Doria vem em seguida com 1% das menções. Nenhum dos outros candidatos chega a 1% das menções.

O instituto entrevistou por telefone, fixo residencial e celular, 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no no Tribunal Superior Eleitoral é de número BR-02495/2022.

Leia também: Pesquisa Ipespe mostra Lula na liderança e com chances de vitória no primeiro turno