Eleições 2022

Pesquisa Ipespe mostra Lula na liderança e com chances de vitória no primeiro turno

De acordo com levantamento, ex-presidente tem 45%, contra 46% da soma dos seus advesários

São Paulo |

Ouça o áudio:

Ipespe mostra Lula com 45% e Bolsonaro com 31% das intenções de voto - Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida presidencial com 45% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece no segundo lugar, com 31%. Na sequência estão os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 8%; João Doria (PSDB), com 3%, e André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), ambos com 2%. Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos totalizam 7% e aqueles que não sabem ou não responderam chegam a 2% do total. O resultado da pesquisa mostra possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, já que a soma dos seus adversários alcança 46%, apenas um ponto percentual a mais do que o índice alcançado pelo ex-presidente. Em relação à sondagem anterior do mesmo instituto, o petista oscilou positivamente um ponto, o mesmo acontecendo com Bolsonaro

Continua após publicidade

Simulações de segundo turno

O Ipespe também simulou cenários de segundo turno. Em um deles, Lula vence Jair Bolsonaro por 54% a 34%. O ex-presidente também supera Ciro Gomes, 52% a 24%, e João Doria, 55% a 19%.

Em um cenário com Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o pedetista teria 46% contra 38% do atual presidente. A pesquisa aponta empate técnico em um eventual segundo turno entre Bolsonaro (39%) e Doria (38%).  A pesquisa Ipespe ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 18 e 20 de abril e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05747/2022. A margem de erro máximo é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Edição: Felipe Mendes