ELEIÇÕES

Lula lidera com 41%, mas distância para Bolsonaro cai cinco pontos, diz pesquisa FSB/BTG

Levantamento confirma outros estudos que captaram redução tímida da distância entre petista e atual presidente

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ex-presidente durante encontro com jovens da favela de Heliópolis, em São Paulo - Ricardo Stuckert

Uma nova pesquisa eleitoral produzida pelo Instituto FSB Pesquisa, encomendada pelo Banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (25), confirma uma leve redução da distância entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL). A tendência já havia sido captada em levantamentos de outros institutos e empresas de pesquisa.

O estudo mostra que Lula segue na liderança na disputa presidencial com 41% das intenções de votos. A diferença para Bolsonaro, contudo, caiu cinco pontos percentuais desde a pesquisa anterior divulgada pela FSB, em março deste ano.

:: Pesquisa Ipespe mostra Lula na liderança e com chances de vitória no primeiro turno ::

O ex-presidente oscilou de 43% para 41%, enquanto Bolsonaro subiu de 29% para 32% com a saída do ex-juiz Sergio Moro (União) da corrida presidencial. Ciro Gomes (PDT) manteve os 9% da pesquisa anterior, enquanto João Doria (PSDB) subiu de 2% para 3%.

A soma de todos os outros candidatos da terceira via caiu de 13% para 5%. Brancos, nulos e "nenhum" são 8% e indecisos 1%.

:: Lula consolida liderança no primeiro turno, aponta pesquisa Exame/Ideia ::


Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022 / FSB/BTG

Segundo turno

O levantamento mostra que Lula vence Bolsonaro em um eventual segundo turno por 52% a 37%. No levantamento anterior, o resultado era de 54% a 35%. O petista também vence todos os outros candidatos no segundo turno: Ciro (48% a 27%), Doria (52% a 19%), Simone Tebet (51% a 22%) e Eduardo Leite (52% a 22%).

Na simulação entre Ciro e Bolsonaro, o pedetista vence por 46% a 39%. Bolsonaro vence os tucanos Doria (40% a 39%) e Eduardo Leite (41% a 37%), e a emedebista Tebet (41% a 37%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de abril por telefone com 2 mil eleitores em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança de 95%. O registro no TSE é de número BR-04676/2022.

Edição: Vivian Virissimo