PROGRAMA DE RÁDIO

Paraíba de Fato aborda a história e as lutas do Povo Indígena Tabajara

Exposição ‘Povos Originários’, Cinema Indígena e Campeonato Paraibano também foram pautas no programa

Ouça o áudio:

"A maior luta dos povos indígenas atualmente é por demarcação de terra", afirmou Juscelino Tabajara - Foto: Arquivo Pessoal

No sábado (23), o programa Paraíba de Fato entrevistou Juscelino Tabajara, indígena do povo Tabajara do litoral sul da Paraíba. Juscelino é agricultor, artesão, ativista e Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Ele contou um pouco da história do Povo Tabajara, as lutas, conquistas e os desafios ainda hoje enfrentados, mencionou o descaso do Governo atual com os povos originários e enfatizou a luta pela demarcação das terras indígenas, "O Brasil é uma terra indígena e precisamos pensar na história do nosso povo.  A demarcação da terra indígena é nossa maior luta atualmente, pela vida, pela nossa história e acima de tudo, pelo cuidado com a natureza", afirmou Juscelino.

O programa ainda trouxe uma matéria sobre a Exposição 'Povos Originários' que está acontecendo no Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano, em João Pessoa. A exposição reúne peças de cerâmica produzidas pelos artesãos indígenas Tabajaras e obras de artistas convidados. No Giro Esportivo foi abordado as semifinais do Campeonato Paraibano 2022 e a final da Taça JFA de Futebol Americano na Areia. Também teve o quadro Vozes Populares que trouxe a temática do Cinema Indígena. Confira! 

O programa Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, na Rádio Sanhauá AM 1280, das 09h às 10h. Aos domingos, de 12h às 13h, a edição é reprisada na Rádio Mangabeira FM 104,9.

Confira o programa completo também no Spotify.

Edição: Polyanna Gomes