ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio vai suspender cobrança de passaporte vacinal da covid-19

Medida foi recomendada pelo Comitê Científico nesta segunda (25) com base no atual panorama epidemiológico da capital

No audio source provided.
Caderneta de vacinação
Prefeitura estabeleceu prazo por idades para que segunda dose da vacina contra a covid-19 também conste em documento | Crédito: Divulgação

O prefeito Eduardo Paes (PSD) confirmou nesta segunda-feira (25) que a cobrança do passaporte da vacina será suspensa na capital fluminense. A recomendação partiu do Comitê Especial de enfrentamento da covid-19 (CEEC) em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

A proposta foi baseada no atual panorama epidemiológico, que segundo especialistas se mantém estável na cidade. A suspensão do documento, porém, deve acontecer de forma temporária e com monitoramento do número de casos. 

Leia mais: Governo formaliza fim da emergência em saúde pela pandemia

O passaporte vacinal estava em vigor desde novembro de 2021 e a revogação do decreto será publicada nesta semana no Diário Oficial do município. Em março, a cidade do Rio foi a primeira capital brasileira a retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos e fechados. 

Segundo o painel da prefeitura do Rio, nove pacientes com covid-19 estão internados na rede hospitalar da capital. O Rio tem 62% da população maior de 18 anos com a dose de reforço. Em relação a segunda dose de reforço para os idosos com mais de 80 anos, a cobertura está em 36%. O risco para a doença segue baixo em todas as regiões administrativas da cidade.

Leia também: Câmara do Rio notifica Gabriel Monteiro e vereador tem 10 dias para apresentar defesa

Em reunião nesta segunda (25), o Comitê também recomendou que a SMS cobre o envio de novas remessas da vacina Pfizer pelo Ministério da Saúde ao município. E ainda que a Secretaria reivindique a definição de prazo e a garantia de entrega das remessas utilizadas na imunização de crianças e adolescentes.

As vacinas aplicadas para a 4ª dose em idosos serão Jansen e AstraZeneca. A partir desta quarta (27), pessoas a partir de 70 anos podem se imunizar. Já na próxima semana, no dia 4 de maio, é a vez dos idosos acima 65 anos. O calendário segue até o dia 21 de maio para o público de 60 anos ou mais.

Editado por: Clívia Mesquita

|

Newsletter