ESPECIALISTA CRITICA

Privatização atinge maioria dos parques nacionais mais visitados em 2021; veja a lista

Além da natureza, muitas unidades de conservação abrigam populações tradicionais que podem ter seus direitos ameaçados

Brasil de Fato | Lábrea (AM) |

Ouça o áudio:

Lar das famosas cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu foi comprado pelo dono do Parque Ibirapuera (SP) - José Fernando Ogura/ANPr

O governo federal divulgou nesta semana a lista das 10 Unidades de Conservação mais visitadas em 2021. As UCs são geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas o governo de Jair Bolsonaro (PL) tem acelerado a privatização das áreas. 

Continua após publicidade

Entre as 10 UCs que mais atraíram turistas no último ano, seis foram privatizadas ou estão em processo de privatização. Também há casos em que a exploração de serviços de visitação foi transferida à iniciativa privada, que divide a administração com o ICMBio.

Além de belezas naturais únicas, boa parte das UCs abrigam povos e comunidades tradicionais cujos modos de vida estão em sintonia com a preservação da natureza. O assessor jurídico da ONG Terra de Direitos, Pedro Martins, é um dos críticos da privatização. 

:: Privatização de parques nacionais agrava situação de povos tradicionais, dizem especialistas ::

“A privatização vem de um fundamento de que o Estado não teria, em tese, competência para o aproveitamento econômico dessas unidades e as coloca dentro de uma estratégia de mercado”, afirmou o advogado ao Brasil de Fato em fevereiro deste ano. 

“Então se descaracteriza a proteção ambiental dessas áreas a partir da entrega à iniciativa privada, que é, muitas vezes, um processo sem participação social, principalmente das pessoas mais interessadas”, completou. 

Veja a seguir a lista das UCs mais visitadas em 2021:

1. Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca - 7.042.228 visitantes

Sob controle total do ICMBio, a área fica no litoral de Santa Catarina e recebe a “visita” das baleias-francas entre junho e novembro. Mas riquezas naturais protegidas pela APA vão além do animal e incluem outras espécies de animais e vegetais nativos.

2. Parque Nacional da Tijuca - 1.739.666 visitantes

O Parque Nacional da Tijuca abriga floresta de mesmo nome e outros pontos turísticos que estão entre os mais famosos do Brasil, como a Estátua do Cristo Redentor e o Corcovado.

O local é administrado pelo ICMBio, mas os serviços de apoio à visitação estão sob administração privada desde 2012. A concessão abrange uma área de cerca de 20 km², metade da área total do Parque.

Entre os serviços descritos no projeto de concessão estão: cobrança de ingressos, estacionamento de veículos, alimentação, lojas de conveniência e centro de visitação e eventos.

3. Parque Nacional de Jericoacoara - 1.669.277 visitantes


Parque Nacional de Jericoacoara / Divulgação: ICMBio

Localizado no Ceará, o Parque de Jericoacoara está na esteira das privatizações de parques nacionais que avançam sob o governo Bolsonaro. 

O processo de consulta e audiência públicas teve início no dia 7 de abril, com previsão de conclusão em 6 de maio. A privatização será válida por 30 anos e corresponde a 7.850 dos 8.854 hectares abrangidos pelo Parque. 

A área abriga comunidades tradicionais que vivem da pesca artesanal, da coleta de caranguejos, da agricultura de subsistência (feijão, milho e mandioca) e do artesanato. 

4. Parque Nacional da Serra da Bocaina - 718.453 visitantes

Localizado na Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Parque Nacional da Serra da Bocaina tem cachoeiras e trilhas entre as atrações.

O Parque foi incluído via decreto presidencial no Programa Nacional de Desestatização (PND) em abril do ano passado, mas não houve avanço no processo até agora. 

5. Parque Nacional do Iguaçu - 696.380 visitantes

O Parque Nacional do Iguaçu foi completamente transferido para a iniciativa privada em leilão realizado em março deste ano. 

A área foi arrematada por R$ 375 milhões pelo empresário Roberto Capobianco, da empreiteira Construcap. O grupo foi o mesmo que, no ano passado, ficou com a concessão do Parque Ibirapuera, um dos símbolos da capital paulista.

O parque do Iguaçu tem 185 mil hectares e abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do mundo e uma das sete maravilhas da natureza. 

6. Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo - 653.857 visitantes

Sob a administração integral do ICMBio, a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo está no município de Arraial do Cabo, região de Cabo Frio (RJ). É uma unidade de conservação de interesse ecológico-social e visa proteger o sustento dos pescadores artesanais, a flora e a fauna locais.

7/8. Fernando de Noronha

O arquipélago na costa nordeste do Brasil tem dois parques entre os mais visitados: Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha (559.638 visitantes) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (532.988). 

Assim como o parque da Tijuca, administrado pelo ICMBio, mas os serviços de apoio à visitação do  Parque Nacional Marinho estão sob administração privada desde 2010. 

9. Monumento Natural do Rio São Francisco - 471.705 visitantes


Cânions no Rio São Francisco, na cidade de Canindé de São Francisco, Sergipe / Cleferson Comarela

Fora da lista de privatizações, a unidade está localizada na divisa entre os estados de Alagoas, Bahia e Sergipe. A beleza cênica da UCs é plenamente utilizada pelo turismo fluvial entre os paredões de rocha que margeiam o rio São Francisco.

10. Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais - 334.437 visitantes 

Sob responsabilidade integral do ICMBio, é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, com mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues. 

É uma unidade de uso sustentável, criada para garantir a preservação ambiental, além da pesca sustentável e do turismo. 

Edição: Vivian Virissimo