No Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, celebrado nesta quarta-feira (27), a Themis e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) promovem um diálogo virtual com a subsecretária da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile, Luz Vidal Huirequeo. O evento ocorrerá às 17h, pela plataforma Zoom, com tradução simultânea. A participação é gratuita mediante inscrição pelo link bit.ly/luzvidal.
O reconhecimento do valor do trabalho doméstico e de cuidados é uma das principais pautas de Luz Vidal como subsecretária do Ministério da Mulher e da Equidade de Gênero. Ex-trabalhadora doméstica e representante sindical da categoria, Luz esteve entre os destaques nas nomeações do presidente Gabriel Boric, cuja formação dos ministérios foi marcada pela diversidade e pela maioria de mulheres. Mais do que um reconhecimento pessoal, o protagonismo de Luz na esfera política chilena é uma inspiração para as lideranças da categoria em outros países da região.
No diálogo proposto pela Themis e pela Fenatrad, Luz falará sobre a importância da participação das trabalhadoras domésticas em espaços de poder e decisão, trabalho doméstico e democracia.
Evento será gratuito, pela plataforma Zoom, com tradução simultânea / Divulgação
A Themis e a Fenatrad têm atuado em conjunto pela valorização profissional das trabalhadoras domésticas, uma das categorias profissionais mais atingidas pelo desemprego durante a crise de covid-19 no Brasil. Entre as ações estão o curso de formação Domésticas com Direitos, com o objetivo de capacitar faxineiras, cozinheiras, diaristas e cuidadoras, além da campanha Essenciais São Nossos Direitos, que promoveu um amplo diálogo nacional sobre as condições da categoria.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::