REUNIÃO EM BRASÍLIA

Randolfe e líderes da Rede declaram apoio a Lula; Marina e Heloísa Helena ficam fora de evento

Congressistas do partido fazem demonstração de apoio ao ex-presidente e pressionam sigla; leia propostas apresentadas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula recebeu apoio de líderes da Rede em evento em Brasília - Paulo Motoryn/Brasil de Fato

Líderes da Rede Sustentabilidade se reuniram com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quinta-feira (28), em um hotel na região central de Brasília. Com a presença de congressistas e dirigentes da sigla, o evento teve como coordenador o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que integra a campanha do petista ao Palácio do Planalto, mesmo antes da aprovação da direção de seu partido.

O ato teve a presença dos deputados federais Túlio Gadelha (Rede-PE) e Joênia Wapichana (Rede-RR), que também têm pressionado para que a cúpula do partido apoie Lula desde o primeiro turno das eleições presidenciais de outubro. As ex-candidatas a presidente Marina Silva e Heloísa Helena não concordam com o movimento e não compareceram.

:: Lula pode revogar decretos de sigilo de Bolsonaro? Entenda o que diz a lei ::

Nos bastidores, Lula tenta uma reaproximação com Marina, com apoio de Randolfe. A ex-ministra deixou o governo Lula em 2008 e se tornou uma voz crítica aos governos do PT. Apesar do esforço de lideranças da Rede, até o momento, contudo, ela resiste a fazer sinalizações favoráveis ao petista.

:: Randolfe tenta diálogo entre Marina Silva e Lula ::

Dirigentes e políticos do PT também marcaram presença, assim como representantes do PSol, que aprovou uma federação com a Rede para o próximo processo eleitoral. Entre eles, o prefeito de Belém, Edmilson (PSol), o líder do PT na Câmara dos Deputados, o mineiro Reginaldo Lopes, a presidenta da sigla, Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o ex-ministro Aloizio Mercadante.

A primeira parte do evento ficou marcada por discursos de dirigentes da Rede em diversos estados do país. Todos que falaram demonstraram apoio entusiasmado ao ex-presidente, reforçando a importância de que o partido oficialize uma união com Lula ainda no primeiro turno. Os participantes do evento entregaram ao petista um documento com uma série de propostas. Clique e faça o download da íntegra.

 

Edição: Felipe Mendes