RACISMO ESTRUTURAL

Fórum Social defende acesso à Justiça para população vulnerabilizada

Consolidação da democracia passa por estancar ataques a direitos sociais e superar racismo das instituições jurídicas

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Mesa reuniu o vereador Matheus Gomes (PSOL), a defensora pública de Sergipe Carla Caroline e a advogada criminalista da OAB-Bahia Dandara Pinho - Foto: Reprodução/Facebook Sinasefe Nacional

Ampliar o acesso das populações vulneráveis ao sistema jurisdicional e sua importância para a consolidação da democracia. Esses foram os principais pontos debatidos na mesa "Sistema de justiça, democracia, direitos de grupos vulnerabilizados" realizada na noite desta quinta-feira (28), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento integra a programação do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD).

A defensora pública do estado de Sergipe e mediadora do debate, Carla Caroline, destacou que a construção de uma sociedade democrática também implica assegurar aos grupos vulnerabilizados “um sistema de justiça que lhes oferte respostas baseadas nos direitos normativamente garantidos”.

Continua após publicidade

Leia também: De Marighellas a Marielles: FSMJD debate o custo democrático da falta de justiça de transição

Continua após publicidade

No entanto, apontou, grupos como população negra, povos indígenas, população LGBTQI+, quilombolas, dentre outros, estão, em sua maioria, à margem do sistema de justiça e das políticas públicas. Em vez de ter acesso à Justiça, parcela significativa dessa população é perseguida por um sistema legal que criminaliza e encarcera a população negra, exemplificou.

Continua após publicidade

O vereador de Porto Alegre, Matheus Gomes (PSOL), apontou que a garantia de direitos tem sofrido retrocessos nos últimos anos. E quem mais sofre são os grupos vulnerabilizados: “Vivemos um contexto difícil no Brasil. Nos encontramos numa situação reativa para defender os poucos direitos sociais das populações vulneráveis, bem como as garantias democráticas que vêm sendo atacadas por uma ofensiva extremamente conservadora”.

Racismo estrutural

Gomes também destacou o racismo estrutural que a população negra sofre no Brasil e que essa situação é ainda pior em algumas regiões do país. Porto Alegre, exemplificou, é a capital que ostenta a maior desigualdade de qualidade de vida entre brancos e negros, de acordo com o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"A população negra vive um contexto de segregação muito forte”, disse. Porto Alegre tem quase 100 bairros e metade da população negra está restrita a apenas seis desses bairros, apontou.

Continua após publicidade

Leia também: “Temos uma sociedade escravocrata”, afirma única juíza negra do Rio Grande do Sul

No aspecto da democracia, o vereador lembrou que as eleições deste ano estão em risco e precisam ser garantidas. Segundo ele, o governo Bolsonaro, com o apoio das forças armadas, atua para criar um clima constante de tensão para desacreditar o processo democrático eleitoral. “Precisamos ficar atentos e mobilizados nesse sentido”, alertou.

Advogada criminalista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Dandara Pinho salientou a importância do Fórum para dar voz às populações vulneráveis que carecem de um sistema de justiça que assegure seus direitos.

Segundo ela, na Bahia, estado em que 89% da população é negra, de mais de 100 processos de racismo ou de injúria racial somente seis foram transitados e julgados entre 2016 e 2022. “Números que denotam uma completa injustiça e falta de capacidade do Tribunal de Justiça do estado”, disse.

:: Mães cobram o fim do extermínio da infância e da juventude negra da Bahia ::

Dandara enfatizou, ainda, a pouca presença da população negra em cargos no Judiciário. Nesse sentido, destacou a importância de se fortalecer políticas afirmativas e inclusivas como a de cotas raciais em universidades e concursos públicos.

Também destacou os ataques do governo Bolsonaro ao sistema democrático e à participação social. A advogada apontou que um dos primeiros movimentos do governo Bolsonaro foi a extinção da Secretaria Especial de Igualdade Racial, além de fragilizar todos os conselhos de direitos que eram espaços de diálogo entre a sociedade e o Poder Executivo.

Sobre os Fóruns Sociais em Porto Alegre

O Fórum Social das Resistências (FSR) e o Fórum Social Mundial Justiça (FSMJD) iniciaram nesta terça-feira (26) em Porto Alegre, com a marcha de abertura. Os dois eventos contam com atividades presenciais e híbridas. Centenas de debates vão ocorrer até o sábado (30), quando acontece a plenária de encerramento que organizará um documento preparatório para o Fórum Social Mundial que será realizado no México entre os dias 1º e 6 de maio.

O FSMJD tem atividades focadas na transformação do sistema de justiça e na defesa da democracia, reunindo membros do judiciário com movimentos sociais para repensar as estruturas que perpetuam as desigualdades. Já o FSR traz movimentos sociais e organizações que para debater saídas para as crises que se abatem sobre o mundo e o Brasil, que penalizam a população mais pobre e vulnerabilizada e o meio ambiente.

Continua após publicidade

Fórum Social das Resistências: Programação

Continua após publicidade

Fórum Social Mundial Justiça e Democracia: Programação

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira