POLÍTICA

Vozes Populares | Brigadas Digitais ocupam espaço nas redes e combatem fake news

A iniciativa é uma das frentes de luta da CUT Brasil e deve formar 60 mil brigadistas pelo país

Ouça o áudio:

Projeto é lançado com o objetivo de derrotar a extrema direita e o bolsonarismo e defender os direitos da classe trabalhadora - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A gente não quer fazer uma estrutura dessa só pra uma disputa eleitoral

Não é de hoje que o Brasil enfrenta uma grande onda de desinformação, principalmente através das redes sociais. As chamadas "fake news" foram um instrumento que ajudaram a eleger Bolsonaro nas eleições de 2018 e são uma marca do seu governo até hoje. A pandemia nos mostrou o quanto a disseminação de informações falsas pode ser custosa: podemos perder vidas para elas. 

As redes sociais têm sido ocupadas por discursos antidemocráticos, violentos e negacionistas. Tudo isso sendo circulado livremente pelo grupo do zap da família, dos amigos e do trabalho. Frente a isso, sindicalistas e militantes viram a importância de combater esses dicursos. E foi para fazer essa disputa ideológica no espaço digital que a Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil), lançou o projeto das Brigadas Digitais.

Leia aqui: Artigo | As fake news e a disputa política por desinformação

O objetivo é formar “brigadistas” por todos os estados do país, que são comunicadores que vão produzir conteúdos com informação apurada e que defendem os direitos da classe trabalhadora. Em Pernambuco, por exemplo, o lançamento da Brigada Digital acontece nesta sexta-feira, 29 de abril.

A decisão por implementar um projeto como este partiu da compreensão de que a disputa ideológica deve acontecer nas ruas, mas também no espaço online. Um deve ser acompanhado do outro. Para isso, a CUT montou uma estratégia com três vertentes.

A primeira delas é a construção de uma plataforma da classe trabalhadora, que reúne as propostas para o Brasil que a luta sindical quer construir; a segunda se trata dos Comitês Populares de Luta, voltado para as ações presenciais; e, por fim, as Brigadas Digitais. "Elas vem pra combater essas fake news e apresentar pra sociedade brasileira uma proposta de sociedade diferente, possível, igualitária e que inclua as pessoas", afirma o secretário adjunto de comunicação da CUT Nacional, Admirson Medeiros, conhecido como Greg. 

Em outra edição, o Vozes Populares falará apenas sobre os Comitês Populares de Luta. Ambos os projetos têm um peso na disputa eleitoral deste ano, mas Greg enfatiza que querem ir além. Assim, as Brigadas Digitais cumprem também um papel na democratização da comunicação, uma vez que rompem com a desinformação e com a mídia hegemônica brasileira, dando visibilidade à luta por direitos, aos movimentos sociais, sindicais e a voz do povo.

O sindicalista aponta para o caráter permanente das estruturas. "A ideia é termos 60 mil brigadistas no Brasil todo, estamos correndo com isso. A gente não quer fazer uma estrutura dessa só pra uma disputa eleitoral. A gente quer fazer com que essa estrutura funcione pós-eleição e que a gente vá disputar mentes e corações para construir essa sociedade que a gente precisa", finaliza. 

Até o momento, já são contabilizados 10 mil brigadistas pelos diversos estados do Brasil. Quer saber mais sobre tudo isso e até mesmo como você pode fazer parte de uma Brigada Digital? Acessa o site: brigadas.cut.org.br. Você também pode acompanhar mais informações através do Instagram @cutbrasil. Ouça o Vozes Populares na íntegra através do áudio anexado no início desta matéria. 

Edição: Vanessa Gonzaga