ASSISTA

Bem Viver na TV: O que é a Síndrome de Burnout?

Uma produção do Brasil de Fato dedicada a agroecologia, meio ambiente, alimentação saudável, saúde e cultura

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo pesquisa, Brasil ocupa 2º lugar no ranking de trabalhadores com Burnout - Reprodução

Com a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que entrou em vigor em 2022, a Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, foi reconhecida como uma doença ocupacional.

Continua após publicidade

O Dia Internacional do Trabalhador e Trabalhadora, 1º de maio, está chegando e o Bem Viver na TV traz dicas para lidar com essa doença, que está cada vez mais frequente na sociedade contemporânea no mundo e no Brasil.

Veja também: "Povos indígenas, com terras demarcadas, salvam vidas", afirma Alva Rosa no Bem Viver na TV

De acordo com pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (ISMA-BR), em 2018, 72% da população brasileira sofre alguma sequela do estresse, do leve ao considerado devastador. Entre estes, 32% tem a Síndrome de Burnout. O dado coloca o Brasil como o segundo país com maior número de trabalhadores afetados. 

Ao programa, Natacha Capozzi, psiquiatra da rede de médicas e médicos populares, explica que o Burnout causa exaustão física e mental, acarretando problemas emocionais e de relacionamento na vida pessoal e profissional. A pessoa se sente, literalmente, sem saída.

A solução está em ações integradas que incluem um estilo de vida mais saudável e o comprometimento do governo em abraçar políticas de prevenção ao estresse.  

Entretanto, em um país no qual direitos trabalhistas são proteções que, infelizmente, não estão acessíveis para grande parte da população, os trabalhadores estão cada vez mais suscetíveis a doenças ocupacionais e precarização.

Atualmente, segundo o IBGE, cerca de 40% dos trabalhadores brasileiros atuam na informalidade, ou seja, sem registro na carteira ou garantia de direitos. Este é o caso dos entregadores de aplicativo.

Veja também: Bem Viver na TV destaca a luta por Reforma Agrária Popular; assista

Desde 2020, eles estão se mobilizando para reverter um contexto de jornadas exaustivas, riscos de acidente, e nenhuma garantia por parte das empresas. 

Para entender mais dessa realidade e refletir sobre a luta por condições dignas de trabalho e a relação com o bem viver, o quadro Entrevista traz uma conversa com Altemício do Nascimento, motofretista há 30 anos. 

"A empresa [iFood] deveria ter uma transparência com a gente. Eu concordo com toda a modernização que está acontecendo, mas tudo ficar sobre um celular não tem como. A gente fica praticamente descartável", desabafa Nascimento.

O programa é uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo. A produção vai ao ar sábado às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Confira a programação!

Veja mais: "Camponesas não produzem só a comida, mas produzem uma cultura", afirma Michela Calaça

E tem mais...

No Momento Agroecológico, você vai saber o que é o recaatingamento, trabalho de organizações do semiárido nordestino estão fazendo um processo de recuperação ambiental que é também fonte de renda para famílias camponesas. 

Por falar em caatinga, o Alimento é Saúde mostra uma das riquezas desse bioma: a mangaba, fruta que típica da caatinga e muito tradicional no Sergipe, onde é fonte de renda e empoderamento das mulheres sergipanas.

E, no Dia Internacional do Jazz celebrado a 30 de abril, ainda tem o Mosaico Cultural sobre a história do ritmo afro-americano no Maranhão.

Comida de Verdade

No Comida de Verdade, vamos aprender a receita de fritada de ovos com ora-pró-nobis, uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) rica em proteína. Condira a receita da Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde:

Fritada de ovos com ora pro nobis 
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
5 ovos
3 xicaras de folhas de ora-pro-nobis
1 cebola em gomos
2 dentes de alho em laminas finas
Pimenta dedo de moça laminada
Cebolinha verde laminada
4 colheres (sopa) de manteiga
Um punhado de queijo ralado - opcional
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Quebre os ovos à parte em uma tigela.

Sue a cebola na manteiga com uma pitada de sal, junte o alho e sue também.

Junte a ora pro nobis e as pimentas e refogue rapidamente. 

Junte os ovos espalhados pela frigideira, polvilhe de queijo se for do seu gosto e de sal e pimenta do reino.

Tampe a frigideira e abaixe o fogo pro calor cozinhar as gemas o sem deixar duras e derreter o queijo. Finalize com cebolinha verde.

Sirva com pão ou com arroz ou com massa, vai bem com tudo.

Confira outras dicas para preparar o prato no Bem Viver na TV.

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Douglas Matos