atrito entre poderes

Bolsonaro usa eventos oficiais para promover atos contra o STF no 1º de maio

Chefe do Executivo afirma que ministros da Suprema Corte "ultrapassam limites de atuação"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Presidente Bolsonaro afirma que ministros do STF "estão mandando no Brasil", durante evento em Uberaba (MG) - Reprodução / TV Brasil

Neste sábado (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou um evento oficial em Uberaba (MG) para convocar seus aliados a participarem das manifestações convocados para o domingo, 1º de maio, contra a decisão do Supremo Triunal Federal (STF) de condenar à perda de mandato e 8 anos e 9 meses de prisão o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). "O 1º de maio não será para protestar", disse Bolsonaro durante a Expozebu, maior evento pecuarista do Brasil.

Ainda afirmou que o movimento é para dizer que o Brasil está no caminho certo e que “todos joguem dentro das 4 linhas da Constituição”. Grupos bolsonaristas anunciaram atos em pelo menos cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Brasília.

:: Coluna | Indulto a Daniel Silveira foi o novo 7 de setembro de Jair Bolsonaro :: 

No dia 21 de abril, Silveira, aliado do presidente foi indultado por um decreto presidencial, numa manobra questionada por juristas e sob análise do Congresso Nacional. Após o perdão, o parlamentar assumiu representação como titular ou suplente em cinco comissões da Câmara de Deputados.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), vaiado pelo público presente no ato, foi citado por Bolsonaro. “Não é fácil você conduzir os trabalhos lá na Câmara. Eu bem conheço. Fiquei 28 anos dentro da Câmara e é difícil agradar todo mundo, mas mantemos o apoio que nós temos à Câmara dos Deputados e, em especial, ao presidente Arthur Lira”, afirmou.

Antes de iniciar a Expozebu, na presença do governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo-MG), Bolsonaro também realizou uma motociata com seus apoiadores no centro de Uberaba.

Leia também: ABI denuncia Bolsonaro à ONU por perdão a Daniel Silveira

Em outros atos oficiais realizados nesta semana, Bolsonaro também desferiu ataques ao STF. "Você não pode falar nada sobre eles [STF]? Alguns lá estão mandando no Brasil. Não podemos criticá-los?, disse durante "Ato Cívico pela Liberdade de Expressão", no Palácio do Planalto, na última quarta-feira (27).

Estancado nas pesquisas, com cerca de cinco pontos percentuais atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro também usou a atividade oficial para reforçar sua campanha à reeleição. 

"Tenho certeza que esse Brasil verde e amarelo que estou vendo aqui veio para ficar", disse Bolsonaro, que ainda assegurou que nenhum presidente passou por mais crises como ele.
 

Edição: Douglas Matos