dia do trabalhador

Em ato de 1º de Maio, Haddad diz que Bolsonaro está destruindo direitos e serviços essenciais

Líder na disputa ao governo paulista, ex-ministro diz que o país tem condição de oferecer vida melhor para as pessoas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Haddad concedeu entrevista coletiva ao chegar ao Pacaembu para ato de 1º de Maio neste domingo - Caroline Oliveira

Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo do estado pelo PT, fez críticas ao governo federal e defendeu o fortalecimento dos serviços públicos voltados à população trabalhadora. As declarações foram dadas durante as manifestações do 1º de Maio na capital paulista. 

“O trabalhador tem que levar dinheiro para casa: alimentação, lazer e moradia, e também tem que ter um Estado a seu serviço para desmercantilizar aquilo que é essencial à vida: escola pública, universidade, saúde e meio ambiente ”, afirmou o petista. 

“Tudo isso faz parte de um arranjo que precisa ser preservado e que o [presidente Jair] Bolsonaro está destruindo”, completou. 

Legado progressista

O ex-ministro da Educação ainda reafirmou a importância das mobilizações do 1º de maio contra o modelo econômico atual, que provoca “perda de direitos a cada dia”.
 
“O trabalhador nem tem os serviços públicos à sua disposição. E o salário a cada ano cai em relação ao preço dos bens essenciais. Então o sujeito não consegue nem comer”, afirmou. 

:: 1º de Maio: atos de rua marcam urgência da luta contra fome e desemprego; acompanhe ao vivo ::

Os partidos progressistas, segundo o petista, são os agentes políticos com capacidade para reverter esse quadro. “Está hora de defender nosso legado e propor que o Brasil saia desse atoleiro que Bolsonaro nos colocou”.

Eleições 2022

Haddad afirmou que considera “decisivas” as eleições deste ano. “É uma eleição que está colocando em risco uma série de conquistas históricas da classe trabalhadora. Nós temos que reverter o quadro de destruição do país”, disse. 

Defensor da chapa Lula-Alckmin, Haddad está no centro de uma articulação que pode resultar em uma composição de chapa com um vice do PSol para o governo paulista.

:: Haddad lidera com 31% para governo de São Paulo, aponta Paraná Pesquisas ::

Mestre em economia, Haddad afirmou que “não faltam condições materiais” para que todos os seres humanos tenham uma vida digna. “Os brasileiros em particular que já estão numa economia de média complexidade. Nós temos total condição de oferecer uma vida melhor para as pessoas”, emendou. 

Edição: Felipe Mendes