Outro Mundo Possível

Fórum Social Mundial tem início no México e celebra 20 anos de existência

Evento internacional terá atividades virtuais e presenciais na Cidade do México

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Até o dia 6 de maio serão realizados eventos presenciais, com alguma atividades transmitidas virtualmente - Reprodução

O Fórum Social Mundial (FSM) 2022 começou neste domingo (1º), na Cidade do México (México). Com atividades híbridas, o evento internacional completa 20 anos de existência após sua primeira edição realizada em Porto Alegre. Até o dia 6 de maio serão realizados eventos presenciais, alguns destes em formato estendido, ou seja, com transmissões virtuais. A programação completa pode ser acessada neste link (em inglês).

A comissão de hibridização do evento segue organizando a transmissão e ressalta que estas informações estarão disponíveis no site do FSM, nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no Facebook do Ciranda.Net. Também estão sendo transmitidas diversas mesas de debates a partir do canal do Youtube do FSM.

Segundo a organização, os movimentos sociais que atuam no mundo se encontram desarticulados em escala global, vivendo um cenário social mais dramático que o anterior à pandemia. Dessa forma, encontrar oportunidades para rearticular a resistência e alternativas é o maior e mais importante desafio.

O chamamento para a participação afirma que o FSM é um espaço de processo para contribuir para o enfrentamento desse desafio de fortalecer as articulações para avançar agendas transformadoras comuns.

Evento debate as comunicações dentro do FSM

Dentro da programação do FSM, acontece a 7º edição do Fórum Mundial de Mídia Livre, na terça e quarta-feira (3 e 4 de maio). As atividades serão transmitidas pelo Facebook e Youtube do FSM, bem como pela página parceira Ciranda.Net. O Brasil de Fato RS também entra no coletivo de entidades que transmite o debate.

Confira, abaixo, o card com a programação completa. Destaque para a oficina que acontece na quarta-feira (4), às 9h: "A comunicação pública internacional e defesa da EBC no Brasil", que contará com a participação da editora-chefe do Brasil de Fato RS, Katia Marko.


7º Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) acontece dentro da programação do Fórum Social Mundial 2022 / Reprodução

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira