Valorização da Saúde

Trabalhadores da saúde fazem mobilização pelo piso de Enfermagem no aeroporto de Porto Alegre

Organizada pelo Sindisaúde do RS, mobilização buscou sensibilizar deputados federais gaúchos rumo ao DF

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Trabalhadores da saúde estiveram no Aeroporto Salgado Filho desde às 4h da manhã para sensibilizar os deputados gaúchos sobre a importância do Piso da Enfermagem - Foto: Sindisaúde-RS

Na madrugada desta terça-feira (3), foi realizada uma mobilização dos trabalhadores da saúde no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A atividade foi organizada pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do RS (Sindisaude-RS).

Continua após publicidade

Os cerca de 30 trabalhadores estiveram desde as 4h da madrugada no aeroporto para sensibilizar os deputados federais gaúchos que estavam se deslocando rumo a Brasília sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2564/2020, que visa instituir o Piso Salarial Nacional da Enfermagem.

Continua após publicidade

Leia mais: Após intensa pressão popular e articulação política, Câmara deve votar piso da enfermagem dia 4

Continua após publicidade

Em contato com a nossa reportagem, o presidente do Sindisaude-RS, Júlio Jesien, informou que já há um acordo entre as lideranças do Legislativo Federal para incluir o PL 2564 na pauta da Câmara, devendo ocorrer a votação na quarta-feira (4). Júlio destacou a importância da mobilização, que objetivou o diálogo direto com os deputados federais.

Continua após publicidade

Afirmou também que apenas alguns deputados pararam para dialogar com a categoria, entre eles Henrique Fontana e Dionilso Marcon, ambos do PT, e Pedro Westphalen (PP).

"Foi uma atividade importante, cumpriu seu papel. A votação, a principio, já foi acordada com o presidente da Casa. Não temos expectativa ainda [sobre a aprovação], existe uma sensibilidade grande com a pauta, acreditamos que possa passar", relatou o presidente do sindicato.

:: Trabalhadores da enfermagem pressionam Congresso pela aprovação do Piso Nacional ::

Jesien disse acreditar que, mesmo com a aprovação, ainda há longo debate a ser feito, pois o projeto original pode ser aprovado com alterações. Além disso, após essa etapa, restará a aprovação ou o veto presidencial, que pode rejeitar o PL totalmente ou ainda retorná-lo para o Legislativo com alterações.

Sobre o piso nacional da Enfermagem

Segundo informa a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Piso Salarial da Enfermagem foi estabelecido no Senado em um mínimo inicial no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente na rede pública e privada. O projeto fixa também 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

A categoria é formada por 1,3 milhão de profissionais (enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras), inscritos no Cadastro Brasileiro de Ocupação (CDO). Outros 1,7 milhão estão inseridos em diferentes atividades, ainda ligadas à enfermagem, como professores, por exemplo. No total são 3 milhões de profissionais em todo o país.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira