Trabalho

Parlamentares cobram solução para reintegração de servidores da CEB

Projeto de lei do executivo pode assegurar aproveitamento dos profissionais em órgãos do GDF

No audio source provided.
Trabalhadores da CEB promovem ato em frente à CLDF. | Crédito: Foto: Arquivo STIU-DF

Em sessão da Câmara Legislativa realizada na terça-feira (3), deputados distritais cobraram do Governo do Distrito Federal o envio de um projeto de lei que viabilize a reintegração dos servidores públicos da extinta CEB Distribuição em outros órgãos do GDF, uma forma de assegurar o emprego dos trabalhadores que ingressaram naquela empresa por concurso público.

A situação atinge cerca de 570 trabalhadores transferidos para a Neoenergia Brasília devido a privatização da concessionária de energia, em dezembro de 2020.

Para a deputada Arlete Sampaio (PT) esse tipo de aproveitamento é possível de acontecer uma vez que já praticado em gestão anterior. “Há vários casos precedentes de aproveitamento de servidores de órgãos que foram extintos. Não há nenhum motivo para o governador não enviar o projeto para esta Casa, a não ser a sua falta de interesse”, disse.

De acordo o deputado Fábio Félix (PSOL) o governador precisa “assumir a sua responsabilidade. A gente poderia parar e não votar mais nada até que esse PL seja enviado. Estamos falando de vidas, não dá para banalizar a dignidade das pessoas no meio dessa crise que estamos vivendo”, destacou.

No início de março, a Neoenergia Brasília demitiu 45 trabalhadores da empresa. Desde o ocorrido, os profissionais oriundos da CEB têm realizado uma série de manifestações para pressionar o GDF para acelerar o envio do projeto de lei.

O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF), entidade que representa os trabalhadores, informou que tem se reunido com parlamentares para “buscar uma saída à reintegração dos mais de 550 trabalhadores ao serviço público”.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino

|

Newsletter