Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

MOBILIZAÇÃO

Setecentos camponeses e agricultores familiares ocupam a Secretaria da Fazenda no RS

Movimentos sociais da agricultura reivindicam ações concretas do poder público gaúcho para amenizar os impactos da seca

04.maio.2022 às 08h50
Porto Alegre
Maiara Rauber

Ocupação realizada na madrugada desta quarta-feira (4) reivindica auxílio aos trabalhadores do campo que foram afetados pela seca no estado - Foto: Maiara Rauber

Após diversas mobilizações e conversas, sem ações concretas do poder público, na manhã desta quarta-feira (4), aproximadamente 700 agricultores e camponeses vieram para Porto Alegre e ocuparam as dependências da Secretaria da Fazenda. O intuito da ação é reivindicar auxílio aos trabalhadores do campo que foram afetados pela seca no Rio Grande do Sul. 

Participam do ato, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS). 

A pauta que reivindica o auxílio do governo aos que sofreram e ainda sofrem com os danos causados pela estiagem no estado gaúcho não é recente. As famílias agricultoras vêm sofrendo com essa problemática há mais de três anos seguidos.  Portanto, os agricultores seguem solicitando a liberação de um auxílio e de crédito emergencial que devem ser destinados para amenizar os impactos da seca no RS. 

“Essa situação, certamente vai ficar na história do estado, pois o até então governador Eduardo Leite (PSDB) não fez nada de concreto para ajudar os camponeses e as camponesas. Por isso, mais uma vez estamos aqui na capital do Rio Grande do Sul para denunciar e anunciar o descaso que o governo teve com esse povo que é tão importante para o desenvolvimento do nosso estado”, pontua Ildo Pereira, da direção do MST pelo RS. 

Ele ainda reforça que a luta das famílias agricultoras e dos movimentos do campo busca amenizar as problemáticas enfrentadas no campo. Segundo Pereira, isso já está se estendendo para a sociedade em geral, como a falta de alimento na mesa do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras. 

O governo já havia anunciado que teria o auxílio e crédito emergencial, mas de acordo com a Secretaria da Agricultura, ambos estão sob avaliação. O crédito emergencial se resume em um financiamento de até 20 mil reais com juro subsidiado pelo governo para a agricultura familiar. No entanto, não foram apresentadas informações concretas sobre isso, como número de famílias beneficiadas, e data de liberação desse crédito. 

Em relação ao auxílio emergencial, o retorno é o mesmo. Inicialmente, a proposta era beneficiar aproximadamente 100 mil famílias com o valor de até um salário mínimo. Mas segundo a Secretária de Agricultura os dados específicos desse auxílio estão sendo avaliados.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

15% AO ANO

Copom fala em juros altos durante período ‘bastante prolongado’ para controle da inflação

Desmonte do Estado

Servidores do DF denunciam ‘criminalização’ de greves e falta de diálogo com governo

Aumento no preço

Sem controle, reajuste dos planos de saúde coletivos pode ultrapassar limite de 6,06%, alerta advogado

Biomas em risco

MapBiomas: incêndios destruíram área do tamanho de SP e RJ somados em 2024

Sufoco

Condições climáticas frustram mais uma tentativa de resgate de brasileira que caiu em vulcão na Indonésia; parque fecha trilha

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.