AGENDA CULTURAL

Shows, cursos e mostras de cinema entram em cartaz nas unidades do Biblioteca Parque do Rio

Unidades do centro, Manguinhos e Rocinha tem programação até dezembro como parte do projeto Parque de Ideias

No audio source provided.
Unidade no centro do Rio retomou as atividades em 2019 após dois anos fechada para o público | Crédito: Biblioteca Parque/Divulgação

A partir deste mês até dezembro, o projeto Parque de Ideias, idealizado pelo diretor Marcio Debellian, oferece atividades culturais e educativas nas unidades da Biblioteca Parque do centro do Rio de Janeiro, em Manguinhos e na Rocinha. A programação é gratuita e inclui shows, cursos, oficinas criativas e mostras de cinema em parceria com o Festival do Rio.

Leia mais: 

A primeira atração acontece na próxima terça-feira (10) na unidade do centro com o espetáculo “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, pela primeira vez em cartaz no Rio. Já a aula inaugural será com o professor Luiz Antônio Simas, além de leituras com a atriz Elisa Lucinda e rodas de samba com Mosquito.

Entre os shows já confirmados, Zélia Duncan, Mart'nália, Rico Dalasam e Jéssica Ellen. E ainda uma oficina com o artista plástico da Rocinha Maxwell Alexandre, que tem seu trabalho reconhecido internacionalmente.

A ideia para o projeto Parque de Ideias surgiu há três anos quando Debellian se deparou com a Biblioteca Parque, localizada na Av. Presidente Vargas, de portas fechadas para o público. A retomada gradual do espaço administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) veio apenas em 2019. 


Marcio Debellian foi curador de exposições em homenagem a Beth Carvalho, Marina Lima, Elizeth Cardos e Martinho da Vila / Divulgação

O projeto tem a curadoria e produção de Debellian, curadoria pedagógica do doutor em literatura Júlio Cesar Valladão Diniz, produção e curadoria em Manguinhos de Diana Anastácia e produção e curadoria na Rocinha de Osvaldo Lopes.

Até dezembro, as unidades da Biblioteca Parque serão palco de shows, palestras, oficinas literárias, aulas de desenho, dança, quadrinhos e formação para técnicos de som. Além disso, o projeto vai oferecer cursos gratuitos a partir de um convênio com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e de empreendedorismo para jovens com o Instituto BAT Brasil.

Editado por: Clívia Mesquita

|

Newsletter