Veja o vídeo

Explosão de hotel de luxo em Cuba deixa pelo menos 18 mortos e dezenas de feridos

O número de vítimas ainda está em atualização; desastre foi provocado por um vazamento de gás, diz governo

Brasil de Fato | Buenos Aires, Argentina |
Hotel Saratoga, em Havana, após a explosão nesta sexta-feira (6). - Adalberto Roque/AFP

Atualizada em 07 de maio de 2022, às 10:22.

Pelo menos 18 pessoas foram mortas em uma explosão nesta sexta-feira (6) no Hotel Saratoga, em Havana, Cuba. O governo cubano confirmou que o acidente foi provocado por um vazamento de gás no hotel de luxo, que estava sem hóspedes. O prédio teve graves danos estruturais e há risco de desabamento. Seis andares foram afetados e a fachada despencou, atingindo transeuntes e moradores da região, ônibus e carros no local.

Há 50 pessoas no hospital, de acordo com informações oficiais do governo cubano. As autoridades informaram que há disponibilidade de leitos suficientes para as vítimas da explosão, e que os hospitais próximos foram acionados para prestar a assistência necessária.

O presidente Miguel Díaz-Canel foi ao local acompanhado pelo primeiro ministro, Manual Marrero, e o Presidente da Assembleia Nacional, Esteban Lazo.

 

 

Relatos de moradores e pedestres no local confirmam a magnitude da explosão. Um homem que mora próximo ao hotel disse que teve seu apartamento e seu carro atingidos pelos destroços.

Construído em 1880, o Hotel Saratoga estava fechado desde o início da pandemia, e a reinauguração seria no dia 10 de maio. Um dos mais luxuosos da cidade, o hotel cinco estrelas está localizado em Havana Vieja e em frente ao Capitólio, no centro histórico da capital cubana

 

 


Veículos e transeuntes foram atingidos com a explosão; o hotel estava fechado há dois anos pela pandemia de covid-19. / Adalberto Roque/AFP

Edição: Felipe Mendes