Ouça e Assista

Tempero da Notícia: Lula na capa da revista Time e CIA de olho nas eleições do Brasil

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Como em uma volta ao passado, em tempos de redes sociais, uma revista deu o que falar nesta semana. A tradicional publicação estadunidense Time estampou em sua capa o ex-presidente Lula (PT). Em uma longa entrevista, Lula, que foi tratado como estadista e um provável ocupante do Palácio do Planalto em 2023, falou sobre diversos assuntos que não agradaram os círculos bolsonaristas.

Mas não foram apenas os seguidores do presidente Jair Bolsonaro  (PL) que se manifestaram contrariamente à publicação. Parte da mídia tradicional brasileira também fez críticas à entrevista, mas se atendo apenas a um trecho específico no qual Lula faz críticas ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, imputando, também a ele, culpa pelo conflito com a Rússia que já se estende por mais de dois meses. O ex-presidente chegou a criticar Vladimir Putin, mas este trecho não chamou a atenção dos analistas políticos.

::Lula aparece na capa da revista Time, que prevê "segundo ato" na Presidência da República::

Este é um dos destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia:

Aviso do Norte

Na mesma semana em que Lula estampou a capa de uma das mais tradicionais publicações estadunidenses, uma reportagem revelou o vazamento de uma informação embaraçosa para o governo federal. Em visita ao Brasil, o diretor da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos), William Burns, teria se encontrado com autoridade de alto escalão do governo, inclusive membros das Forças Armadas e deixou um recado: Bolsonaro deveria parar de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro

A visita aconteceu seis meses após o dia 6 de janeiro, quando o Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que não aceitou o resultado eleitoral e instigou os manifestantes a invadirem o prédio legislativo. 

::"Bolsonaro tornou sistema político em pântano e magistrados têm mordido a isca", diz jurista::

Ao que tudo indica, os Estados Unidos estão passando um recado claro a Jair Bolsonaro e seus intentos golpistas, em um ano tão importante para o país.

Economia

Também nesta semana, dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o endividamento das famílias brasileiras alcançou seu maior patamar no último mês de abril, quando 77% delas acumulavam débitos.

Enquanto a inflação bate recordes, as famílias acabam buscando outros meios para se sustentar e o cartão de crédito é o principal caminho para pagar contas, alimentação etc. No levantamento, mais de 88% das famílias relataram dívidas no cartão.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão é a democracia na Colômbia. O principal candidato às eleições presidenciais que acontecem no próximo 29 de maio é Gustavo Petro, da coalizão Pacto Histórico. Pela primeira vez, um político de esquerda tem chances reais de chegar à presidência colombiana.

No entanto, nesta semana, Petro e sua vice, Francia Márquez, sofreram ameaças de morte e precisaram interromper as atividades de sua campanha. Seu comitê afirma ter informações de que o grupo paramilitar "La Cordillera" estaria planejando um atentado contra Petro nos dias 3 e 4 de maio, quando o candidato realizaria atividades de campanha no eixo cafeicultor. 

Em um momento crucial para sua democracia, o medo volta a assombrar a Colômbia. Foi assim em 1948, quando Jorge Eliécer Gaitán, do Partido Liberal, primeiro candidato progressista e favorito para vencer as eleições presidenciais daquele ano, foi assassinado.

Sobremesa

A dica cultural desta semana é o documentário Um Lugar ao Sol. O filme de Gabriel Mascaro, de 2009, foi redescoberto recentemente e alguns trechos caíram nas redes sociais. No trecho, que mais parece uma esquete de ficção, um casal rico, morador de uma cobertura no Rio de Janeiro, próxima ao morro Dona Marta, fala sobre o "privilégio" de ver o confronto entre facções rivais, de cima. Eles categorizam a troca de tiros como um espetáculo de balas flamejantes, que iluminam o céu. 

O documentário entrevista este casal e outros moradores de coberturas de São Paulo, Recife, entre outras localidades, para expor a maneira como essas pessoas enxergam, do alto de suas residências luxuosas, a crise brasileira.

Onde assistir

O "Tempero da Notícia" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Rodrigo Durão Coelho