Assista ao vídeo

Colombianos questionam extradição de líder do Clã do Golfo para os EUA

Dairo Antonio Úsuga foi descrito como "o narcotraficante mais perigoso do mundo" pelo presidente colombiano

São Paulo (SP) |
Líder do Clã do Golfo no avião que o levou para os EUA - Presidência da Colômbia/ AFP

O governo colombiano extraditou aos EUA o líder do grupo paramilitar Clã do Golfo, Dairo Antonio Úsuga, também conhecido como Otoniel. A decisão contraria os pedidos das vítimas de que ele prestasse depoimento sobre sua responsabilidade no conflito armado na Colômbia.

Detido em outubro de 2021, ele prestou depoimento dois meses depois à Jurisdição Especial da Paz (JEP), organismo de justiça de transição criado pelos Acordos de Paz. Na ocasião, Otoniel afirmou que se rendeu voluntariamente e que não foi detido, como as autoridades colombianas haviam anunciado.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, comparou o narcotraficante com Pablo Escobar e disse que ele é um "um assassino de líderes sociais e policiais, um abusador de crianças e adolescentes, e um dos mais perigosos criminosos do planeta".

Vítimas da violência e ativistas sociais, contudo, questionam a decisão de levar o Otoniel para fora do país.

"A extradição de Otoniel atende aos interesses de empresários políticos e membros da polícia e do exército que estavam na folha de pagamento do Clã do Golfo. E prejudica as vítimas em defesa da verdade e da reparação. Esta experiência já foi vivida pela Colômbia em 2008, quando os principais líderes paramilitares colombianos foram extraditados aos EUA, cumpriram algumas penas curtas e depois ficaram morando lá", diz Gerardo Vega, da Fundação Forjando Futuros.

Silvia Berrocal é umas das vítimas do homem indicado como líder do grupo paramilitar Clã do Golfo e também critica a decisão de tirá-lo do país neste momento.

"Não estamos dizendo que ele não deva ser extraditado, mas isso deve acontecer depois que ele tiver declarado e contado a verdade para as pessoas que foram suas vítimas. Por isso ficamos surpresos e muito magoados com essa situação. Nós aqui sabemos que eles irão levar embora o Sr. Otoniel, mas outros "Otoniels" surgirão. Neste momento nosso medo é que, de repente, comece outra guerra. É isso que a população não quer. Nós, vítimas, não queremos isso", afirma Berrocal.

A notícia sobre a extradição do líder do Clã do Golfo levou os paramilitares de departamentos como Antioquia, Bolívar, Sucre, Atlântico e Córdoba a decretar uma greve forçada, com a incineração de veículos de carga e bloqueios de estradas.

Edição: Arturo Hartmann