Ouça e Assista

Campanha de combate ao trabalho escravo da CPT completa 25 anos

Para marcar este aniversário, organização deve lançar cartilhas, vídeos e até spots de rádio sobre o tema

Ouça o áudio:

Desde sua fundação em 1975, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) atua em diversas frentes pelo fim da exploração da mão de obra de trabalhadores e trabalhadoras. - Sérgio Carvalho/MTE
"A agropecuária é responsável pela maioria dos casos de trabalho escravo moderno"

Desde sua fundação em 1975, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) atua em diversas frentes pelo fim da exploração da mão de obra de trabalhadores e trabalhadoras. Um de seus fundadores, o bispo Pedro Casaldáliga, começou a denunciar o trabalho escravo na década de 70 durante a expansão da fronteira agrícola amazônica a partir da exploração de migrantes, que eram considerados “inferiores”. Em 1995, o governo brasileiro reconheceu a existência trabalho escravo contemporâneo. 

 Para falar mais sobre esse assunto e a Semana de Comunicação do Combate ao Trabalho Análogo à escravidão, o programa Central do Brasil desta terça-feira(10) recebe o coordenador da CPT no Mato Grosso, Wellington Douglas, na Entrevista Central. 

“Estamos realizando uma Semana de Comunicação de combate ao trabalho escravo com o objetivo de levarmos informação e as principais características do trabalho escravo contemporâneo. Nós estaremos nas mídias sociais, na rádio e também na TV para denunciar esse crime”.

Douglas também comenta sobre as condições degradantes que os trabalhadores são resgatados.  “Além de celebrar essa luta história da CPT, o nosso intuito é levar para os trabalhadores as diversas formas de denunciar o trabalho escravo. Quando o trabalhador é resgatado, ele é encontrado em um local totalmente insalubre, sem moradia e alimentação adequada. Sendo que o setor da agropecuária é responsável pela maioria dos casos de trabalho escravo moderno”. 

 

E mais!


Você também acompanha uma matéria que analisa o comportamento e os votos da bancada evangélica no Congresso Nacional quando o assunto são as pautas de defesa do meio ambiente. Já no Embarque Imediato, você fica por dentro sobre as mobilizações que a categoria de bancários de São Paulo e Região estão realizando para defender a permanência do auxílio acidente que atualmente está ameaçado por conta de uma medida do Governo Federal. 


Já na Parada Cultural, você fica ligado no lançamento do novo trabalho autoral da cantora e compositora Vanessa Longoni.

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 19h45, pela TVT-SP, emissoras públicas e comunitárias de todo país e pelo Brasil de Fato nas redes sociais.


Sintonize!


Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.


A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.


Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.


Dados da menor estação receptora


Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4
 

Edição: Matheus Alves de Almeida