Ir à universidade

Estão abertas as inscrições para o Enem 2022; o prazo vai até o dia 21 de maio

Caso não tenha isenção de taxa, o valor da inscrição é de R$85 e pode ser pago via PIX

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O gabarito da prova fica público três dias úteis após a última etapa do exame - Foto: Divulgação

A principal prova para o ingresso no ensino superior no Brasil abriu suas inscrições nesta terça-feira (10). Os interessados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo dia 21 para se inscrever. 

Podem participar tanto quem está cursando quanto quem já terminou o ensino médio. As provas acontecem nos dias 13 e 20 de novembro. 

Todos os anos, a imprensa registra candidatos frustrados do lado de fora dos portões, impossibilitados de prestar o Enem por causa do atraso. Então, não vacile: a entrada nos locais de prova será das 12h às 13h. No primeiro dia, o horário máximo para fazer a prova é às 19h. No segundo, 18h30. 

Como se inscrever 

Para se inscrever é necessário criar um cadastro no portal do governo federal. Com login e senha, você consegue acessar a Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É por lá que é feita a inscrição.  

Para fazer o Enem, é preciso pagar uma taxa de R$85 até o dia 27 de maio. Nesta edição, pela primeira vez, o pagamento poderá ser feito via PIX ou cartão de crédito, além do tradicional boleto.  

A lista dos estudantes que conseguiram isenção de taxa já foi divulgada e pode ser conferida na Página do Participante. O Inep destaca que mesmo os isentos da taxa precisam fazer suas inscrições.  

Como vai ser a prova 

O exame vai ser composto por quatro provas objetivas com por 45 questões de múltipla escolha cada uma, além de uma redação em língua portuguesa. 

No primeiro dia de prova vão ser aplicados os testes de linguagens, códigos e redação (que inclui português, língua estrangeira, artes, educação física, tecnologia da informação e comunicação) e também de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). 

Já no segundo domingo do exame, os temas serão ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.  

Os gabaritos das provas objetivas vão ser divulgados no Portal do Inep até, no máximo, 23 de novembro.  

Enem digital 

Assim como aconteceu em 2020 e 2021, serão oferecidas 101.100 vagas para estudantes que optarem por fazer o exame na modalidade digital. Os que tiverem essa preferência devem fazer a sinalização no momento da inscrição.  

As provas online serão feitas no mesmo dia das impressas. Nesse caso, as questões de múltipla escolha são respondidas no computador. A redação, no entanto, segue sendo escrita à mão.

Edição: Letícia Viola