estreia nesta semana

No Recife, grupo apresenta peça baseada em texto de Caio Fernando Abreu censurado na ditadura

Espetáculo estreia nesta sexta-feira (13), às 19h, no Teatro Apolo e abre temporada de 2022 do Cobogó das Artes

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A peça abre a temporada de espetáculos de 2022 da Cobogó das Artes - Cobogó das Artes/Divulgação

O Teatro Apolo, na área central do Recife, será o palco da estreia da peça “Pode ser que seja só um leiteiro lá fora”, uma adaptação de texto de Caio Fernando Abreu, autor gaúcho que passou anos sob censura da ditadura militar. A montagem é dirigida por Adriano Portela e Madu Melo, e estreia nesta sexta-feira (13), às 19h, marcando o início da temporada de espetáculos de 2022 da Cobogó das Artes, escola de teatro da capital pernambucana. 

O enredo, que se passa na década de 1970, segue um grupo de jovens que ocupa um casarão abandonado para escapar da chuva e acaba vivendo uma experiência profunda de liberdade. Para Portela, que também é o fundador da Cobogó das Artes, é um texto que combina com o momento que o país passa.

"Eu costumo associar que essa casa pode ser facilmente a nossa casa de fato, a sede da Cobogó das Artes. Aqui, antes de tudo, nós somos um espaço de resistência, de sonhos e de fazer arte. Acho que isso me fez perceber que havia uma conexão com aquela casa do texto de Caio Fernando Abreu", afirma o diretor. 

Leia também: Exposição valoriza cultura dos indígenas Guajajara, que têm a língua mais falada do Nordeste

Portela conta que redescobriu o texto do autor gaúcho em uma experiência como escritor e professor de um curso de Escrita Criativa em Porto Alegre. A peça se propõe a criar, então, uma conexão entre os estados do Rio Grande do Sul e de Pernambuco. 

O elenco da peça é formado por alunos, ex-alunos e professores da Cobogó. A montagem também compõe o ciclo comemorativo de cinco anos de atividade da escola. "Eu até me emociono ao lembrar da nossa estreia, em 2017. Foi com 'Lisbela e o Prisioneiro', e nos marcou muito. De lá para cá, sempre tivemos casa cheia e muita história marcante", fala Portela.

Os ingressos custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada, e estão à venda no site da plataforma Sympla.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga