eleições 2022

Lula mantém vantagem na pesquisa PoderData; Bolsonaro estaciona

Levantamento mostra estabilidade no segundo turno: petista continua à frente contra Bolsonaro e Ciro

|
Pesquisa PoderData confirma liderança de Lula no primeiro e no segundo turnos contra Bolsonaro - Ricardo Stuckert e Agência Brasil

A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu dois pontos, no limite da margem de erro, na pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (11). O petista está com 42% das intenções de voto na simulação de primeiro turno com todos os pré-candidatos anunciados. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com 35%.

Entre os demais nomes, o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 5%. Na sequência, vêm João Doria (PSDB), com 4%, André Janones (Avante), com 3%, e Simone Tebet (MDB), com 2%. De acordo com os responsáveis pelo levantamento, Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para chegar a 1%. Outros 5% votariam em branco ou nulos, enquanto 4% disseram não saber.

Vantagem de Lula em três regiões

Lula sobe a 49% entre eleitores que recebem até dois salários mínimos por mês, um grupo que chega a quase metade da população (46%). Bolsonaro tem 28%. O atual presidente vai a 40% entre os que recebem mais de cinco mínimos, ante 33% do petista, que se sai melhor entre pessoas com ensino fundamental (48%) e na região Nordeste (52%). No grupo com ensino superior, empate técnico: 40% para Bolsonaro e 39% para Lula.

O melhor desempenho do presidente se dá nas regiões Centro-Oeste (44%) e Norte (43%). O petista vence no Sudeste (40% a 33%) e no Sul (38% a 33%).

Segundo turno

Em simulações de segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 49% a 38%. Essa diferença já foi bem maior, mas estava em nove na pesquisa anterior, portanto subiu dentro da margem de erro. E é a primeira que sobe para dois dígitos desde março. Entre Ciro e Bolsonaro, empate técnico: 42% para o pré-candidato do PDT e 40% para o presidente. Já entre Lula e Ciro, o petista ampliou sua vantagem, que agora é de 24 pontos (49% a 25%).

Segundo a pesquisa PoderData, foram realizadas 3 mil entrevistas, por telefone, em 288 municípios das 27 unidades da federação, de domingo (8) até ontem (10). A margem de erro é de dois pontos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08423/2022.

Mais cedo nesta quarta, outra pesquisa (Genial/Quaest) trouxe vantagem maior para Lula, 46% contra 29% de Bolsonaro. A pesquisa Quaest, encomendada pelo Banco Genial, ouviu 2 mil pessoas presencialmente.