ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio começa a aplicar quarta dose da vacina contra a covid em pessoas de 60 anos ou mais

Menos de metade dos idosos com 80 anos ou mais está em dia com a vacina

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Intervalo mínimo é de quatro meses após a primeira dose de reforço contra a covid - Vinicius de Melo/Agência Brasília

A partir desta quarta-feira (11), pessoas com 60 anos ou mais já podem receber a segunda dose de reforço (ou quarta dose) da vacina contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. O público alvo deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses após a primeira dose de reforço.

Continua após publicidade

Leia mais: Um ano após o colapso: como estão as famílias arrasadas no pior momento da pandemia no Brasil

Segundo o painel covid da prefeitura do Rio, menos de metade dos idosos com 80 anos está em dia com a quarta dose. A baixa procura é um risco para o grupo mais vulnerável à doença, visto que as doses de reforço se mostraram fundamentais na manutenção da imunidade contra a covid.

Atualmente, crianças com idades a partir de cinco anos podem receber a primeira dose. Além disso, continua a aplicação da dose de reforço para aqueles com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, em caso de quadro gripal, a vacinação deve ser adiada até o fim dos sintomas. Já para os casos confirmados de covid, o recomendado é aguardar 30 dias desde o teste positivo ou do início dos sintomas.

A vacina contra covid está disponível nas 236 unidades de Atenção Primária e nos postos de vacinação espalhados pela capital fluminense. Com a chegada do outono, é importante ainda se prevenir contra a gripe. As vacinas contra a influenza e a covid podem ser tomadas no mesmo dia.

Para mais informações sobre os locais e horário de funcionamento, acesse o site prefeitura.rio/ondeseratendido.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita