"Horizonte de luta"

"Democracia latino-americana está envenenada", afirma ex-presidente uruguaio Pepe Mujica

Em evento no Uruguai, o político aposentado cobrou uma união da população para barrar governos autoritários

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Pepe Mujica foi eleito senador em 2018, mas renunciou ao cargo em 2020
Pepe Mujica foi eleito senador em 2018, mas renunciou ao cargo em 2020 - Protoplasma K via Flickr/Creative Commons

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica está preocupado com a atual situação política da América Latina. "A democracia está desacreditada, está envenenada", afirmou na sexta-feira (13), durante o evento de encerramento da Assembleia Mundial de Emaús, organização que combate a pobreza e a exclusão social.

À frente do Uruguai  por cinco anos, entre 2010 e 2015, Mujica foi enfático ao alertar sobre os perigos que o continente passa no momento. "Existem pesquisas realizadas na América Latina que revelam que 27% ou 28% da população latino-americana está de acordo com governos autoritário. Isso é porque a democracia está perdendo prestígio, por que a política está distante da população comum."

:: Dilma defende "frente política dos democratas" para vitória no 1º turno :: 

Como presidente, Mujica ficou marcado por seu altruísmo, pela simplicidade e por liderar a aprovação de leis de teor progressista, como o casamento gay, o aborto e a regulação da produção e consumo da maconha. Em 2018 ele foi eleito senador, aos 83 anos, mas acabou renunciando dois anos depois, anunciando sua aposentadoria política.

Na fala feita na última sexta,  o ex-presidente voltou a defender os valores que se espera de um político: "A política não é uma profissão para fazer dinheiro, quem quer que vá para o comércio, para a indústria - e pague os devidos impostos. A política é uma paixão de sociedade." 


O uruguaio Pepe Mujica ao lado de Lula durante debate público no Rio Grande do Sul em 2018 / Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Não vai desaparecer sozinho

Sem citar nominalmente nenhum presidente, Mujica reforçou a necessidade da população se unir para impedir que o autoritarismo se estabeleça no continente latino-americano.

"Se queremos respaldar a democracia temos que nos preocupar quem são aqueles que elegemos para conduzir a política de nossa sociedade. Não se trata de ser objetivo e neutro, porque não se pode ser presidente ante a dor e angústia de tanta gente. Isso é a responsabilidade política." 

:: Ipespe/XP: Lula fica estável na liderança, e Bolsonaro oscila dentro da margem de erro ::

Pepe Mujiica também defendeu uma união para derrotar o sistema neoliberal.

"O neoliberalismo não vai desaparecer por obra do tempo e do espaço. Ele é uma construção de carácter humano, e somos nós os humanos que precisamos desconstruí-lo. Não estamos sozinhos, existem muitos movimentos sociais pelo mundo. não está tudo perdido, nem está tudo ganho. Só há um horizonte de compromisso e luta."

Edição: Lucas Weber