CENSURA?

Veja fotos do acervo do MST que foram vetados em exposição do Masp, e entenda o caso

Museu vetou material que seria exibido em mostra por suposto descumprimento de cronograma; curadoras negam justificativa

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Foto de João Zinclar mostra integrantes do MST; imagem foi vetada na exposição do MASP - João Zinclair

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) vetou um conjunto de materiais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre fotos e documentos, que seria exibido na exposição "Histórias Brasileiras".

A exposição estava prevista para julho. Com a decisão, parte da mostra foi cancelada. Também foram vetadas fotografias dos artistas André Vilaron, Edgar Kanaykõ e João Zinclar. O Masp diz que "não se trata então de uma restrição em termos de conteúdo, mas sim única e exclusivamente de cronograma institucional". 

:: "O que o agronegócio produz não está à disposição do povo brasileiro", destaca dirigente do MST ::

As obras estariam em exposição no núcleo "Retomadas" da mostra, a maior do Masp neste ano. Os artistas envolvidos foram avisados do veto pelas curadoras Sandra Benites e Clarissa Diniz, que optaram por não participar mais da mostra após o episódio. 

Segundo as curadoras, o museu alegou que as fotografias e documentos não poderiam ser expostos pois o prazo estipulado para o empréstimo das obras teria sido extrapolado. Sandra e Clarisse, no entanto, dizem que não foram avisadas pela instituição sobre essa data limite.

:: Para Stedile, capitalismo e Estado vivem crise em nível mundial ::

"Aceitar a exclusão das imagens das retomadas em nome da permanência do núcleo nos levaria a ser desleais com os sujeitos e movimentos envolvidos na nossa curadoria – contradição que não estamos dispostas a negociar por não concordar com tamanha irresponsabilidade", afirmam as curadoras. 

Veja as obras do acervo do MST:

Foto de André Vilaron


Foto de André Vilaron mostra integrantes do MST; imagem foi vetada na exposição do MASP / André Vilaron

Fotos de João Zinclar


Foto de João Zinclar mostra integrantes do MST; imagem foi vetada na exposição do MASP / João Zinclar


Foto de João Zinclar mostra integrantes do MST; imagem foi vetada na exposição do MASP / João Zinclar

Foto de Edgar Kanaykõ


Foto de Edgar Kanaykõ mostra mulher indígena; imagem foi vetada na exposição do MASP / Edgar Kanaykõ

Leia a íntegra da nota do MST:

SOBRE A DECISÃO DO MASP QUE DESRESPEITA A HISTÓRIA DO MST

Viemos, através desta declaração, manifestar nossa indignação com a atitude da direção do MASP que levou a impossibilidade de realização do Núcleo “Retomadas”, como parte da mostra Histórias Brasileiras.

Como informa e-mail recebido das curadoras no dia 03/05/2022, sob alegações de cunho burocrático e legalista que não se sustentam na efetiva realização do projeto, o MASP inviabilizou a inserção de imagens do Acervo do MST, do Acervo João Zinclar e de outros acervos que documentam a trajetória do MST e da luta pela Reforma Agrária no Brasil.

Somos testemunhas da forma ética e profissional com que as curadoras e os acervos parceiros se empenharam na produção do projeto, em todas etapas e em acordo com as demandas da instituição.

Afirmamos nosso respeito e apoio às curadoras Sandra Benites e Clarissa Diniz, responsáveis pelo Núcleo “Retomadas”, que diante da atitude do MASP decidiram não participar da mostra, pois, como declaram: "Aceitar a exclusão das imagens das retomadas em nome da permanência do núcleo nos levaria a ser desleais com os sujeitos e movimentos envolvidos na nossa curadoria – contradição que não estamos dispostas a negociar por não concordar com tamanha irresponsabilidade."

Como afirmam as curadoras: "O Retomadas é sobre a urgência de revermos as éticas e políticas coloniais de nossos territórios, línguas, corpos, representações e museus. Do nosso ponto de vista, mantê-lo à revelia da representação das próprias retomadas que lhe dão título, argumento e sentido social nos levaria a ser anti-éticas em nome da ética, excludentes em nome da inclusão, não-representativas em nome da representatividade, expropriadoras em nome da não-apropriação, silenciadoras em nome da voz. Nos levaria, por fim, a praticar a colonialidade contra a qual o núcleo se insurge".

O material selecionado pelas curadoras - imagens fotográficas, cartazes, cartilhas e jornais impressos - são testemunhos da capacidade da classe trabalhadora de se apresentar firme e altiva como sujeito de sua história, em todos os sentidos.

Destacamos que ao inviabilizar a inserção da totalidade desses documentos o que de fato se efetiva é a exclusão de um dos maiores movimentos sociais da história contemporânea brasileira e latino-americana. Decisão que aponta para uma construção de conhecimento histórico distorcido e comprometido com uma cultura deturpadora da real complexidade da história política brasileira.

Atitude que, no mínimo, está em desacordo com a função social de uma instituição museológica que se apresenta em seu site com a seguinte missão: “O MASP, Museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras. ”

Portanto, questionamos a atitude excludente da direção do MASP, apontamos a gravidade deste tipo de construção de conhecimento que invisibiliza a luta da classe trabalhadora e chamamos toda a comunidade cultural e entidades que representam as lutas do povo brasileiro para este debate, que se reveste da urgência de não ceder à censura e ao apagamento de nosso maior patrimônio: nossa capacidade de luta organizada para construir um outro modelo de sociedade.

Pátria Livre, Venceremos!

Acervo João Zinclar

Coletivo de Arquivo e Memória do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Edição: Lucas Weber