OUÇA E ASSISTA

Central do Brasil: confira as manifestações da luta antimanicomial pelo país

Movimento alerta para redução do orçamento para saúde mental e o retrocesso ideológico na área

Ouça o áudio:

o movimento antimanicomial tem um papel fundamental na conscientização de que pessoas com transtornos mentais não representam ameaças em convívio social - EBC
Que possamos escolher parlamentares que sejam comprometidos com essa pauta, não somente na eleição

O dia 18 de Maio é marcado pelos atos da Luta Antimanicomial em todo território nacional. O movimento surgiu a partir da década de 70 com diversas mobilizações de trabalhadores ligados à saúde que denunciaram abusos cometidos em instituições de psiquiatria, além da precarização do trabalho.  

Dessa maneira, o movimento antimanicomial tem um papel fundamental na conscientização de que pessoas com transtornos mentais não representam ameaças ao convívio social.  Por isso, o programa Central do Brasil desta quarta-feira(18) recebe Ana Paula Guljor na Entrevista Central. Ela é vice-presidenta da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

“Nossa luta sempre esteve no cotidiano e nas ruas, estivemos nesses últimos 40 anos ampliando nossa capacidade de incidência sobre outros setores, sobretudo no parlamento. Que nós possamos escolher parlamentares que sejam comprometidos com essa pauta, não somente no momento da eleição”.

Ana Paula, que também é médica psiquiátrica, analisa a importância das eleições presidenciais para o fortalecimento da luta e das políticas públicas de saúde mental. “É necessário que a gente possa escolher o nosso representante maior a partir dos comprometimentos do nosso movimento e de seu histórico de ações efetivamente realizados. É um momento de grande luta”. 

E mais!

No Embarque Imediato, você acompanha as mobilizações de organizações contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, o nosso quadro Trilhos do Brasil mostra como a alta do preço dos alimentos tem forçado muitas famílias no Rio de Janeiro a optar por produtos mais baratos e de baixo valor nutricional. 

Já na Parada Cultural, você confere o espetáculo que conta a luta de “Baquaqua”, único africano que foi escravizado no Brasil a escrever a própria biografia. 

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 19h45, pela TVT-SP, emissoras públicas e comunitárias de todo país e pelo Brasil de Fato nas redes sociais.

Sintonize!

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.


Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4
 
 

Edição: Matheus Alves de Almeida