economia

Quais os impactos da privatização da Eletrobras? Entenda no Programa Bem Viver

Ontem, Tribunal de Contas da União aprovou a privatização da estatal. O processo pode ser finalizado ainda este ano

Ouça o áudio:

Atualmente, a Eletrobrás opera usinas hidrelétricas que possuem 50% da capacidade de armazenagem dos reservatórios do país - Foto: Marcello Casal | ABr
Venda da Eletrobras já foi aprovada no Congresso

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a privatização da Eletrobras. Um dos ministros havia pedido vistas por uma suposta irregularidade no preço de venda, porém, ontem (18), os integrantes da corte voltaram a se reunir e, por maioria, aprovaram a privatização.

A venda da estatal já tinha sido aprovada pelo Congresso no ano passado. Assim, o processo pode ser finalizado ainda este ano.

Quais podem ser os impactos da venda da Eletrobras para a população? E para a economia do país? A soberania energética brasileira corre riscos? Este são alguns dos debates apresentados na edição de hoje (19) do Programa Bem Viver.

Churrasco

A prefeitura de Paraupebas (PA) organizou um evento divulgado como “o maior churrasco do mundo” que ofereceu à população 20 toneladas de carne bancadas pelo poder público.

O município é considerado a capital nacional do minério. A mineração é muito forte no local, fazendo com que a cidade tenha um dos maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do país. Porém essa riqueza não é revertida em benefícios para a população.

Dos milhões de reais que chegam no caixa da prefeitura, apenas 6% vai para área de saúde; 4% para cultura. Metade do montante fica dentro da própria prefeitura, para administração, segundo dados levantados pelo coletivo “De Olho na Compensação Financeira pela Exploração Mineral”.

Por isso, na opinião de especialistas, o churrasco foi uma ação apenas para impressionar a população.

No tempo dos dinossauros

O Bem Viver leva os ouvintes para uma viagem no tempo até a época dos dinossauros. O programa repercute a última edição do podcast Radinho BdF, que colocou como pauta o período jurássico. Como é de praxe, as entrevistadas para falar sobre o tema foram as crianças.

Meninos e meninas compartilham curiosidades sobre os répteis gigantes e comentam como as alterações causadas pelo homem no meio ambiente podem provocar a extinção de outras espécies.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes