ENCARCERAMENTO

Defensoria do Rio critica projeto de lei que autoriza a construção de mais presídios na capital

Estado não tem capacidade de fazer manutenção nas unidades que já existem, apesar da proposta, disse defensor

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Defensor disse que não defende que não haja prisão, mas "aumento da disponibilização de vagas gera um aumento do encarceramento", pontuou - Corregedoria-Geral de Justiça de MT

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro criticou, em audiência na Câmara de Vereadores na semana passada, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 56/2021 para autorizar a construção de novas unidades prisionais dentro do limite do Complexo do Gericinó, na zona oeste da capital fluminense. Segundo a Defensoria, a regra geraria mais encarceramento.

O PLC altera trecho da Lei Complementar 71, de 2004, que proíbe a construção de presídios naquela área. A nova proposta é assinada pelos vereadores Gabriel Monteiro (PL), Vitor Hugo (MDB), Welington Dias (PDT), Marcelo Diniz (Solidariedade), Eliseu Kessler (PSD), Celso Costa (Republicanos) e dos vereadores com mandato encerrado Willian Coelho (Democracia Cristã) e Rogério Amorim (PSL)

Leia mais: Pesquisadores criticam proposta de Witzel de construir presídio de R$ 80 milhões, no Rio 

O coordenador do Núcleo de Sistema Penitenciário da DP-RJ, Daniel Diamantaras, afirmou que diversos estudos acadêmicos já demonstraram que o aumento de vagas não necessariamente vai reduzir a superlotação ou a violência na sociedade, e sim aumentar o número de prisões.

"A Defensoria Pública é ideologicamente contra a construção de novos presídios. O aumento da disponibilização de vagas gera um aumento do encarceramento. Não defendo que não tenha que haver prisão, mas que ela seja uma exceção e não uma regra", argumentou Diamantaras.

O defensor afirmou que o PL tem algumas imprecisões, como o trecho que pode gerar interpretações no sentido de autorizar a construção de presídio vertical, ideia que chegou a ser proposta pelo ex-governador Wilson Witzel (PSC) e que foi rejeitada pela Defensoria.

"Temos diversas unidades que precisam de um olhar do estado de melhor alteração e sequer o estado tem a capacidade de fazer manutenção nas que já existem, mas pensam em construir outras", apontou o representante da DP-RJ.

O coordenador do Nuspen defendeu que primeiro é necessário pensar em alternativas à prisão para determinados tipos de crime e outras políticas públicas que visem a redução da população carcerária.

Leia também: Pandemia agrava violações de direitos nas prisões brasileiras, denuncia relatório

Segundo dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o Rio de Janeiro tem uma população carcerária estimada em 49 mil presos, distribuídos em 54 unidades prisionais. A realidade são celas abarrotadas de pessoas convivendo em situações insalubres. 

"Não defendo que não tenha que haver prisão mas que ela seja uma exceção, e não uma regra. Com isso, quem vai estar preso vai ser exatamente aquele que tem que estar ali, que cometeu crime bárbaro, de violência. E esses crimes não são a maioria pelo qual as pessoas estão presas no sistema carcerário brasileiro", apontou.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda