saúde

Casos de dengue até maio deste ano superam total do ano passado; entenda no Programa Bem Viver

Aumento das desigualdades sociais e o desmonte de políticas de saúde colaboram para surto da doença no Brasil

Ouça o áudio:

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya - Foto: Fiocruz Imagens
A dengue não desperta tanto o interesse da indústria farmacêutica e de vacinas

O número de casos de dengue registrados nos primeiros quatro meses deste ano já supera o total computado durante todo ano de 2021. O surto que atinge o país causou alta de 150% nos casos até 7 de maio e o número de pessoas infectadas já ultrapassa os 750 mil, mais que durante todo ano passado.

Para o pesquisador Ademir Martins, do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz, o aumento das desigualdades sociais e o desmonte de políticas de saúde colaboram para a piora do cenário: “tem tudo a ver com a questão demográfica, socioeconômica e as localidades onde há infraestrutura sanitária menos adequada”, disse em entrevista à edição de hoje (24) do Programa Bem Viver.

Na conversa, o especialista reforçou que a dengue afeta populações mais pobres do planeta o que afasta o interessa da indústria farmacêutica de desenvolver vacinas e medicamentos.

“Essas doenças, que não despertam tanto o interesse da indústria farmacêutica e da indústria de vacinas, acontecem sobretudo nas regiões tropicais do planeta, onde estão os países em desenvolvimento, onde há maior desigualdade. Elas afetam as pessoas mais pobres do planeta e, dentro de cada um desses países, elas vão afetar pessoas mais pobres daquele lugar”, pontua.

Bolsonaro no Tribunal Permanente dos Povos

Começa hoje e segue até amanhã o julgamento do presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Permanente dos Povos (TPP), que analisa e acompanha crimes contra a humanidade. O chefe do Executivo brasileiro será julgado pelos atos praticados durante a pandemia de covid-19 e pelas ameaças à democracia no Brasil.

Fundado em 1979, o órgão substituiu o Tribunal Russell, que investigou crimes cometidos pelos Estados Unidos durante intervenção militar no Vietnã e crimes praticados pelas ditaduras militares do Brasil e do Chile.

O julgamento ocorre em Roma, na Itália, e de forma híbrida na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

A denúncia contra Bolsonaro foi apresentada pelas organizações: Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, Internacional de Serviços Públicos, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e Coalizão Negra por Direitos, com o apoio do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e de outras organizações ligadas à defesa dos direitos humanos.

O corpo de jurados é composto por 12 especialistas e um presidente, que vão ouvir as testemunhas dos casos. A acusação foi preparada pela advogada e professora da Fundação Getúlio Vargas, Eloísa Machado.

Vale atentar que o Tribunal Permanente dos Povos é um órgão de opinião e, portanto, não tem efeitos condenatórios do ponto de vista jurídico.

Dia Nacional do Café

Tem gente que só acorda de verdade depois da primeira xícara de café – um hábito de uma grande parte dos brasileiros. Afinal, não é para menos: o Brasil é o país que mais produz e exporta café no mundo. Por isso, 24 de maio é um dia especialmente dedicado a esse grão, que já foi sinônimo de riqueza para o país.

Sem exageros, o cafezinho de todo dia até faz bem para a nossa saúde. Mas em algumas pessoas ele pode desencadear irritação no intestino e aumento da ansiedade. Então, como consumir essa bebida de uma forma mais saudável? O Bem Viver dá dicas preciosas!


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes