Eleições 2022

Nova pesquisa Datafolha mostra vitória de Lula no 1º turno

Ex-presidente tem 48% de intenções de voto contra 40% de seus adversários somados

São Paulo |

Ouça o áudio:

No Datafolha, Lula aparece na espontânea com 38%, contra 22% de Bolsonaro - Ricardo Stuckert

Nova pesquisa Datafolha divulgada no início da noite desta quinta-feira (26) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% de intenções de voto, contra 40% dos seus adversários somados, indicando possibilidade de vitória no primeiro turno.

Continua após publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em seguida com 27%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 7%, seguido de André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2% cada. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. Brancos e nulos somam 7% e 4% disseram não saber em quem votar. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

A pesquisa é a primeira divulgada pelo instituto após a desistência de Sergio Moro e João Doria. O Datafolha destaca a força de Lula entre eleitores de 16 a 24 anos, onde o ex-presidente alcança 58%. Já Bolsonaro aparece com percentual maior no Centro-Oeste, onde chega a 42%.

Liderança de Lula na pesquisa espontânea

O Datafolha também mostra liderança folgada de Lula na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos. O ex-presidente aparece com 38% contra 22% de Bolsonaro. Os que se dizem indecisos somam 29%. 

No levantamento anterior, divulgado em 24 de março, o ex-presidente Lula tinha 43% das intenções de voto e Bolsonaro aparecia com 26%. Ainda estavam na disputa o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), com 8%, e João Doria (PSDB), 2%. Ciro Gomes tinha 6%; André Janones, 2%, e Vera Lucia, Simone Tebet e Frederico D'Ávila tinham 1%. Havia 6% que pretendiam votar em branco ou nulo, e 2% não opinaram.

A pesquisa Datafolha desta quinta-feira entrevistou, por meio de abordagem pessoal, 2.556 pessoas em 181 municípios, nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo protocolo BR-05166/2022.

Edição: Glauco Faria