Rio de Janeiro

FEMINICÍDIO

Acusado de feminicídio em Niterói (RJ) sofre de transtornos mentais, aponta laudo

Matheus dos Santos está preso há um ano acusado de esfaquear a vítima na praça de alimentação de um shopping da cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Feminicídio Niterói
Criminoso matou jovem a facadas no início de junho porque “nutria um amor não correspondido”, segundo testemunhas - Reprodução

Um laudo psiquiátrico aponta que Matheus dos Santos da Silva, preso há um ano pelo crime de feminicídio, sofre de transtornos mentais. Ele é acusado de matar a facadas a jovem Vitórya Melissa Mota, de 22 anos, na praça de alimentação do Plaza Shopping, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Leia mais: Acusado de feminicídio em shopping de Niterói (RJ) vai a júri popular

O parecer afirma que Matheus era "inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato". Ou seja, que ele não tinha capacidade para entender o crime que estava cometendo. Nesses casos, o Código de Processo Penal prevê que ele pode ser considerado inimputável e isento de pena. A juíza que acompanha o caso ainda vai determinar o julgamento.

A informação é do jornal Extra. A médica que assina o laudo de avaliação psiquiátrica indica a necessidade de internação e pede uma nova avaliação em três anos. Os advogados de defesa justificaram o pedido dos exames argumentando que Matheus não possuía histórico de violência e agressão.

Matheus e Vitórya, frequentavam a mesma turma de um curso técnico de enfermagem, no Senac, no centro de Niterói. Segundo depoimentos de amigos de turma da vítima, Matheus “nutria um amor não correspondido” pela jovem.

O rapaz está preso desde o dia do crime, acusado de feminicídio triplamente qualificado (praticado por motivo torpe, meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima).

Edição: Clívia Mesquita