TEMPESTADES

Chuvas deixam centenas de desabrigados e causam dezenas de mortes em Pernambuco

Em alguns municípios foram registradas nas últimas 24h cerca de 195mm de chuva; Defesa Civil confirmou 25 mortes

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Um dos bairros do Recife mais atingidos até o momento é o Ibura (foto), onde foram confirmadas 18 mortes - Reprodução

Devido às fortes chuvas que acometem o Recife, Região Metropolitana e Litoral Norte de Pernambuco desde a noite da última sexta-feira (27), muitos casos de soterramento, deslizamentos de terra, pontos de alagamento e mortes foram registradas. A Defesa Civil de Pernambuco confirmou que, só neste sábado, já são 25 mortes ligadas às chuvas no Grande Recife. E projeta que número deve aumentar. O portal de notícias G1 já contabilizava 28 vítimas por volta das 14h deste sábado.

Já havia a expectativa de fortes chuvas. Na tarde da sexta (27) a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um aviso meteorológico de estado de alerta, quando há risco muito alto de chuvas, para a Zona da Mata (Norte e Sul), Região Metropolitana do Recife e Agreste.

Foram registrados deslizamentos de terra no Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e São Lourenço da Mata. O município de Paulista decretou estado de calamidade pública e a secretária de defesa civil, Jordana Costa, afirmou que nas últimas 24h foram 195mm de águas.

Em pronunciamento, Suzana Montenegro, presidenta da APAC, afirmou que a central de monitoramento aponta que até a manhã do domingo há previsão de chuvas moderadas a fortes, com possibilidade de acumular até 100mm de chuva.

A equipe de hidrologia que faz o monitoramento dos rios aponta cota de inundação em São Lourenço da Mata e alerta para o município de Paudalho. Quanto aos reservatórios, está até o momento a situação é de estabilidade.

Mortes

Até o momento, a Prefeitura do Recife confirmou 5 mortes no município. Em nota, a UPA do Ibura divulgou 18 pessoas mortas por deslizamentos. Como a unidade de saúde atende a população do Recife e Jaboatão dos Guararapes, não se sabe ao certo quantas pessoas especificamente de cada cidade.

Em Camaragibe, Região Metropolitana, foram confirmadas as mortes de uma mãe e seus dois filhos.

No município de Itapissuma, litoral norte do estado, foram 255mm de chuva nas últimas 12h horas. No entanto, não há uma equipe estruturada de Defesa Civil na cidade, não contendo equipamentos, equipes ou veículos. Em casos de chuva, podem ser acionadas a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco ou a Defesa Civil do Recife.

Desalojados e desabrigados

O Governo de Pernambuco confirma que, até o momento, há 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas no estado. O somatório é feito a partir dos dados repassados pelos municípios.

Diversas escolas e creches municipais estão sendo utilizados como abrigo para famílias desabrigadas. Abaixo a lista desses locais:

Escola Célia Arraes

R. José Noya - Várzea, Recife - PE, 50810-360

Creche Municipal Rosa selvagem

R. Cabo Luís Augusto, 108 - Várzea, Recife - PE, 50970-330

Diná Oliveira

R. São Mateus - Iputinga, Recife - PE, 50680-000

Escola Municipal Casarão do Barbalho

Estr. do Barbalho, nº 131 - Iputinga, Recife - PE, 50690-000

Creche da Torre

 R. Cantora Clara Nunes, nº 395 - Torre, Recife - PE, 50711-550

Escola Municipal Padre José Mathias Delgado

R. Dr. Devaldo Borges - Jardim São Paulo, Recife - PE, 50910-390

Escola Municipal de Água Fria

 R. dos Craveiros, 441 - Campina do Barreto, Recife - PE, 52121-370

Solidariedade

No bairro da Várzea, zona oeste do Recife, diversas famílias estão desabrigadas, sobretudo aquelas que vivem nas margens do rio, como é o caso da Comunidade Vila Arraes.

Tereza Cristina é psicopedagoga, moradora da Várzea e responsável pelo Gris – Espaço Solidário. Ela contou que a situação das famílias é grave, mas que a sede da instituição e algumas escolas municipais estão abertas para abrigo e a quadra da escola, que fica na Rua Amarela, terá um mutirão de sopa. Ela está bastante aflita pois “a situação está bem preocupante, as famílias perderam tudo, tudo você olha da bancada que tem atrás do Gris, como é um primeiro andar e você só vê os telhados”.

Focos de alagamento

Nas redes sociais, vários vídeos circulam mostrando diversos pontos de alagamento no Recife e na Região Metropolitana. Neles, é possível conferir que o canal da Avenida Agamenon Magalhães que cruza bairros na área central do Recife, transbordou e carros ficaram ilhados.


Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta nível vermelho devido à previsão de pancadas de chuvas com intensidade forte ao longo deste sábado (28) / Agência Brasil

Em atualização

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga