ASSISTA

Conheça o marolo, fruto que é patrimônio cultural de Paraguaçu (MG), no Bem Viver na TV

Programa é uma produção do Brasil de Fato dedicada a agroecologia, meio ambiente, alimentação saudável, saúde e cultura

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver na TV mostra a fruta típica do cerrado brasileiro que não só tem benefícios para a saúde como faz parte da identidade para Paraguaçu (MG): o marolo - Flora Mudas

Araticum, pinha do cerrado, bruto, ata, cabeça de nego. Se você é do Cerrado brasileiro ou já passou por lá, provavelmente conhece esse fruto. Mas é no sul de Minas Gerais que ele dá identidade a uma cidade. Em Paraguaçu o fruto é conhecido como marolo e também dá nome a quem nasce e vive por lá. 

Veja também: Bem Viver na TV: "Todos devemos ser abolicionistas", afirma Dira Paes sobre o filme "Pureza" 

Os “maroleiros”, como costumam ser conhecidos os paraguaçuenses, têm forte relação com o fruto que é patrimônio cultural local. Uma história que você conhece no quadro Alimento é Saúde desta edição do programa Bem Viver na TV, produzido pelo Brasil de Fato.

"Paraguaçu, ao longo da história, sempre teve essa relação cultural com o marolo. Houve épocas que os paraguacuenses eram chamados de 'maroleiros'. O povo não gostava, achava ruim. Aí, passou-se o tempo e surgiu a Festa do Marolo, fabricações e tudo isso envolvendo o marolo. Hoje o pessoal tem honra, tem orgulho de ser chamado de 'maroleiro'", conta Gilmara Aparecida de Carvalho, fundadora da Associação Terra do Marolo.

Veja mais: "Camponesas não produzem só a comida, mas produzem uma cultura", afirma Michela Calaça

O programa é uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo e vai ao ar sábado às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Confira a programação!

E tem mais...

O Momento Agroecológico mostra o caminho possível da comida sem veneno, consumo consciente e preços justos através das feiras agroecológicas no Ceará que oferecem tudo isso e muito mais. 

No quadro de entrevista, a jornalista e escritora Bianca Santana fala sobre a pensadora Sueli Carneiro, que abriu caminhos para o movimento negro brasileiro. 

Veja também: Bem Viver na TV destaca a luta por Reforma Agrária Popular; assista

No Mosaico Cultural, uma parceria com o programa Trilhas do Nordeste, do Brasil de Fato Pernambuco, mostra os os preparativos para a festa do bumba meu boi no Maranhão, que volta para a rua após dois anos.

No Dia Internacional da Saúde da Mulher, que é celebrado em 28 de maio, a Dra. Esther Vilela explica como prevenir as doenças que mais afetam as mulheres no quadro Dica de Saúde.

Comida de Verdade

A chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, traz no Comida de Verdade uma receita deliciosa pra alimentar a família toda: o feijão pantaneiro. Confira o passo a passo:

Ingredientes
1k de coxão duro ou peito ou paleta ou acém ou musculo cortado em cubos
500g de feijão vermelho cozido
6 tomates bem maduros em cubos
4 colheres de extrato de tomate
1 pimentão vermelho em cubinhos
1 cebola em cubinhos
6 dentes de alho laminados
½ xicara de talos de coentro e salsinha
½ xicara de cebolinha verde laminada
Um punhado de folhas de coentro (ou salsinha pra quem não é de coentro)
1 colher sobremesa de cominho
1 colher de sobremesa de semente de coentro seca
1 folha de louro
1 colher chá de açafrão da terra
1 colher chá de pimenta do reino
1 galho de alfavaca
1 colher sopa de pimenta seca
1 dedo de moça laminada
4 pimentas de cheiro
3 colheres de açúcar mascavo
Opcional: 4 maxixes cortados em quartos

Pra acompanhar: molhinho picante de cebola
2 cebolas laminadas fino
4 colheres de salsinha laminada
2 colheres de mix de pimenta laminada (a gosto)
Suco de 1 limao
Sal e azeite

Modo de preparo:
Tempere os cubos de carne com metade do açúcar e uma mistura de açafrão, semente de coentro, cominho, pimenta seca, pimenta do reino triturados, deixe a carne temperada descansar na geladeira por cerca de meia hora. Não use sal.

Enquanto o feijão cozinha na pressão com uma folha de louro, você salga os cubos de carne e doura todos eles em uma frigideira, até formarem crosta em todos os lados.

Passe o feijão cozido para uma tigela e, na mesma panela onde cozinhou o feijão, coloque os cubos de carne dourados.

Aproveite a borra da frigideira onde dourou a carne e refogue cebola, talos de coentro e de salsinha e alho roubando a cor da borra. Junte o extrato de tomate e o tomate cortado em cubos e continue refogando.

Passe o refogado para a panela de pressão e limpe a borra que sobrou com água e passe tudo pra pressão. Junte mais água até cobrir a carne e também junte a folha de alfavaca, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos. Abra, junte o maxixe e cozinhe por mais 5 minutos.

Junte o feijão cozido à panela e deixe ferver e engrossar o caldo. Quando estiver quase no ponto acrescente o quiabo e deixe cozinhar mais 3 a 5 minutos. Ajuste o sal e finalize tudo com as pimentas frescas, cebolinha e folhas de coentro.

É servido com farinha e o molhinho picante de cebola, mas arroz sempre vai bem acompanhando.

Confira todas as dicas no programa!

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Felipe Mendes