Chuvas em pernambuco

Fortes chuvas atingem diversos pontos do Grande Recife e causam ao menos 5 mortes

Mais de 200 milímetros foram registrados nas primeiras horas da manhã deste sábado (28)

Brasil de Fato |
Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta nível vermelho devido à previsão de pancadas de chuvas com intensidade forte ao longo deste sábado (28) - Agência Brasil

Centenas de famílias perderam suas casas depois de deslizamentos de barreiras e alagamentos na região metropolitana do Recife entre sexta-feira e sábado (27 e 28). Pelo menos cinco pessoas morreram.

Desde a madrugada e a manhã de sábado houve registros de mais de 200 milímetros de chuva em diversos pontos da capital pernambucana e cidades vizinhas. A Defesa Civil de Pernambuco emitiu estado de alerta e orientou que a população que mora em área de risco, como morros, procure abrigo "ao menor sinal de perigo".

Os números de atingidos e mortos estão em constante atualização. Um homem morreu soterrado na Zona Norte da capital e outro faleceu na Zona Oeste. O município de Camaragibe confirmou três mortes e está abrindo escolas para abrigar as pessoas que tiveram de sair de casa. A prefeita, Dra. Nadegi Queiroz (PR), disse que 80% das residências estão em morros, e por isso as pessoas devem sair de casa.

No fim da manhã de sábado, o secretário executivo da defesa civil do estado de Pernambuco, Leonardo Rodrigues, fez um pronunciamento nas redes da Secretaria de Defesa Civil e Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e orientou os moradores dos vários municípios atingidos a registrarem os deslizamentos e ocorrências na Defesa Civil e buscar ajuda através do Corpo de Bombeiros.

Logo pela manhã, as redes sociais foram tomadas por vídeos de moradores relatando a situação das chuvas no estado.

Ainda na sexta (27), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), emitiu um alerta de nível vermelho, que é o nível máximo e indica risco muito alto devido à previsão de pancadas de chuvas com intensidade forte ao longo do sábado (28). O aviso é válido para o Grande Recife, Agreste e zonas da Mata Norte e Sul.


É importante que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo no site e Instagram da Apac e seguir as orientações da Defesa Civil. / Divulgação

Edição: Felipe Mendes