ouça e assista

Tempero da Notícia: cena de nazismo em Sergipe mostra forças de segurança fora de controle

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
As polícias estão fora de controle porque existe um sujeito no poder que diz que pode matar

A semana foi marcada por dois episódios de extrema violência envolvendo forças policiais: na terça-feira (24) uma operação no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, deixou 26 mortos – entre eles, pessoas sem qualquer ligação com o tráfico. A chacina foi comemorada por Fabrício Queiroz, apontado como operador do esquema de "rachadinhas" no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro: "Menos votos para a esquerda", celebrou.

No dia seguinte ao massacre, uma cena registrada à luz do dia chocou o país: um homem negro foi morto por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que transformaram a viatura em uma verdadeira câmara de gás. Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, foi parado pelos policiais por pilotar uma moto sem usar capacete. Os agente o colocaram no porta-malas da viatura e lançaram gás no compartimento. Genivaldo, que era esquizofrênico, morreu por asfixia. 

“As polícias estão fora de controle porque existe um sujeito no poder que diz que pode matar. O resultado está aí”, comenta o jornalista Rodrigo Vianna. 

:: Polícia Rodoviária Federal atuou em pelo menos três chacinas no governo Bolsonaro ::

Assista ao Tempero da Notícia:

Ainda na Receita da Semana: nova pesquisa Datafolha mostra que Lula abre 21 pontos de vantagem em relação a Bolsonaro, e cresce a chance de a eleição ser decidida no primeiro turno. No levantamento, divulgado em 26 de maio, Lula aparece com 48% das intenções de voto no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro. O terceiro colocado, Ciro Gomes, tem apenas 7%. 

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão nesta semana é Fábio Faria, ministro das Comunicações e genro de Silvio Santos. Após a divulgação da pesquisa, ele fez uma enquete no Twitter perguntando "Vocês acreditam mais em Papai Noel ou em pesquisa do Datafolha?". Mais de 100 mil pessoas responderam a enquete, e 70% disseram acreditar na pesquisa eleitoral. 

:: "Dear Mr. Musk": carta de Fábio Faria a bilionário revela que pressão na Anatel motivou amizade ::

Cafezinho

Desta vez o Cafezinho vai para a dra. Nise da Silveira, pioneira na humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil. A médica se opunha ao emprego de recursos violentos, como camisa de força e eletrochoque, e foi precursora no uso da arte no tratamento de transtornos psiquiátricos. O nome de Nise foi indicado para integrar o livro de Heróis e Heroínas da Pátria, mas acabou vetado por Bolsonaro. “De certa maneira é uma homenagem para Nise da Silveira ser vetada pelo Bolsonaro”, opina Rodrigo Vianna.

Onde assistir

O "Tempero da Notícia" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Felipe Mendes