91 mortes

Sobe o número de mortos pelos temporais em Pernambuco; chuvas devem continuar

Número de mortes pode subir; mais de 20 pessoas seguem desaparecidas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Chuvas causaram deslizamentos no Recife e em outras cidades pernambucanas - Reprodução/Twitter João Campos

Em novo balanço divulgado no fim da manhã desta segunda (30), o governo de Pernambuco informou que pelo menos 91 pessoas morreram em incidentes ligados às fortes chuvas que atingem diversas localidades do estado há uma semana.

Ainda de acordo com o governo, 26 pessoas seguem desaparecidas e cerca de 5 mil pessoas estão desabrigadas. O governador Paulo Câmara (PSB) declarou situação de emergência.

Além do estado, 14 municípios pernambucanos declararam estado de emergência, segundo o jornal Folha de Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba.

Leia também: Chuvas no Recife: saiba como ajudar as famílias desabrigadas 

As chuvas são intensas desde o início da última semana, mas as ocorrências com mais vítimas aconteceram no fim de semana. Das 91 mortes confirmadas, 86 aconteceram a partir de sexta-feira (27). 

Chuvas devem continuar

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), as chuvas devem continuar nesta segunda-feira, com intensidades de "moderada" a "forte". A região metropolitana do Recife e as matas Sul e Norte continuam em estado de observação, segundo a agência.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas para o estado e também para grandes regiões na Paraíba, em Alagoas e no Sergipe, especialmente nas regiões litorâneas.

Edição: Rebeca Cavalcante e Felipe Mendes