Minas Gerais

DESMONTE

“Severo golpe”, diz reitoria da UFMG sobre novos cortes orçamentários do governo Bolsonaro

Instituição afirma que já vinha funcionando com recursos reduzidos

Brasil de Fato | Minas Gerais (MG) |

Ouça o áudio:

Para debater sobre o tema, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG convocou uma assembleia geral dos discentes para terça-feira (31) - Foto: Lucas Braga | UFMG

Em nota à comunidade acadêmica, divulgada nesta segunda-feira (30), a reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) afirmou que a instituição pode ter seu funcionamento comprometido no próximo período. 

O motivo são os novos cortes orçamentários nas universidades e institutos federais, anunciados pelo governo Bolsonaro na última sexta-feira (27). Ao todo, R$ 3,23 bilhões foram cortados do Ministério da Educação (MEC).

Segundo a administração da UFMG, a universidade já vinha funcionando com orçamento reduzido. Com o novo corte de 14,5%, a instituição teme pelos impactos na assistência estudantil e nas ações de ensino, de pesquisa e de extensão.

“O orçamento previsto para o ano de 2022 já era inadequado, sendo 7,43% menor do que o de 2020 e semelhante ao executado no ano de 2008. O contingenciamento anunciado, aplicado sobre as verbas de uso discricionário da instituição, corresponde a uma redução de R$ 32 milhões”, afirma.

No documento, a reitora, Sandra Goulart, e o vice-reitor, Alessandro Moreira, enfatizam a centralidade que as universidades públicas têm tido no enfrentamento à pandemia de covid-19 e alertam que é necessário investimento para que as instituições sigam cumprindo seu papel.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

“Os sucessivos cortes procedidos pelo governo federal ao longo dos anos vão na contramão de um projeto de país que investe nas universidades como agentes de desenvolvimento social e aliadas de primeira hora no enfrentamento de calamidades, catástrofes, emergências sociais e na permanente busca por melhoria das condições de vida de nossa população”, diz a nota.

Para debater sobre o tema, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG convocou uma assembleia geral dos discentes para terça-feira (31). “Em 2019 conseguimos barrar os cortes. Como? Muita mobilização e luta”, afirma a convocatória.

Entidade critica cortes

No último sábado (28), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou uma nota pública contrária ao corte orçamentário.  

A entidade, presidida por Marcus Vinicius David, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizada na Zona da Mata mineira, afirma que não existem justificativas para o contingenciamento. “Inadmissível, incompreensível e injustificável”, diz. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Convocada pela Andifes, aconteceu na tarde desta segunda-feira (30) uma reunião extraordinária “para avaliar providências de todas as universidades federais diante deste lamentável contexto”.

 

Edição: Larissa Costa